Apartamento exibe decoração ao mesmo tempo chique e lúdica
Diversão e elegância: no apartamento contemporâneo, home theater, mesa de sinuca e fliperama garantem o lazer do morador.
Por Por Lúcia Santos Gurovitz, Cristina Bava e Isabela Mendonça (assistente) Fotos: Luis Gomes
access_time
19 Jan 2017, 15h36 - Publicado em 9 Oct 2009, 11h41
Mesa de sinuca, pingue-pongue, autorama, dois fliperamas e pista de dança com bancada de DJ, além, é claro, de um home theater confortável: para acomodar na sala do apartamento tudo o que o morador queria, de uma forma organizada e elegante, a arquiteta Patricia Martinez precisou buscar soluções fora do convencional. “Em uma reunião com o proprietário, eu disse de brincadeira que, para caber tanta coisa, só se ocupássemos o espaço aéreo”, lembra. E foi isso mesmo que ela acabou propondo: deixar a mesa de pingue-pongue e o autorama presos ao teto e fazê-los descer apenas na hora do uso por meio de um sistema motorizado. Antes, porém, o projeto tratou de ampliar a área destinada a receber os equipamentos de lazer. “As salas de estar, jantar e TV ficavam isoladas. Mandei demolir paredes para unir as três, criando um grande living”, conta a arquiteta.
-
1.
zoom_out_map
1/16
O home theater (instalação da Tripé) pode ser fechado por portas de correr de vidro de 10 mm (Amaral Vidros), o que melhora a acústica. Ao fundo, fica a mesa de sinuca, sobre a qual desce do teto uma pista de autorama. O tom vermelho-ferrari da estante foi criado pelo marceneiro, que produziu e testou algumas misturas de pigmentos até chegar à tonalidade esperada. Projeto de Patricia Martinez.
-
2.
zoom_out_map
2/16
Presa ao teto, a mesa de pingue-pongue (Hobby Brasil) tem tampo inteiriço, para aguentar o sobe e desce. Projeto de Patricia Martinez.
-
3.
zoom_out_map
3/16
Ligadas a um motor, fitas fixadas no tampo descem a peça até o chão. O equipamento é da Icaro Tecnologia do Movimento. Projeto de Patricia Martinez.
-
4.
zoom_out_map
4/16
O mesmo ambiente serve de pista de dança, com luzes da Elo Iluminação. A paisagem ao fundo é um desenho assinado por Paulo Von Poser.
-
5.
zoom_out_map
5/16
Espírito jovem e sofisticação: o skate divide a parede com a tela de Helen Faganello (Galeria Horizonte). Tapete da Avanti e almofadas da By Kamy. Projeto de Patricia Martinez.
-
6.
zoom_out_map
6/16
Rodadas de pôquer acontecem na mesa de jantar (Desmobilia), que ganha uma capa de feltro para os jogos. Cadeiras, poltronas, sofá e mesa de centro da Micasa. Luminária Mamma (Vertz Iluminação) e carrinho da Kartell. Projeto de Patricia Martinez.
-
7.
zoom_out_map
7/16
Em frente à porta de entrada, a arquiteta Patricia Martinez criou uma parede de drywall, com uma base de vidro, que embute as portas de correr e sustenta, de um lado, uma foto e, de outro, a TV. Banco de madeira da Dpot, aparador da Artefacto Basics, vasos da Conceito Firma Casa e minigeladeiras da Spicy.
-
8.
zoom_out_map
8/16
O banheiro com banheira de hidromassagem é separado do quarto por placas de vidro (Amaral Vidros) em vez de paredes, ficando visualmente integrado ao ambiente. Projeto de Patricia Martinez.
-
9.
zoom_out_map
9/16
Enquanto a sala traz cores vibrantes, no quarto impera a sobriedade do preto, dos cinzas e dos beges. A ideia foi criar um clima bem masculino e intimista, explica Patricia Martinez. No quarto visto da banheira, a cortina é de linho (tecido do Empório Beraldin).
-
10.
zoom_out_map
10/16
Presa na parede, uma minilareira a etanol comprada nos Estados Unidos ilumina a lateral da cama (Érea). Papel de parede vinílico da Wallpaper, obras de arte de Fernando Ribeiro (Galeria Horizonte) e roupa de cama da Trousseau. Projeto de Patricia Martinez.
-
11.
zoom_out_map
11/16
A distância entre a cama e a parede em frente a ela é de 6m, suficientes para a instalação de um telão. Projeto de Patricia Martinez.
-
12.
zoom_out_map
12/16
O quarto da filha acompanha a atmosfera lúdica do restante do apartamento, embora de um jeito feminino e delicado. O armário laqueado (Insight Marcenaria) expõe bonecas em divisórias de acrílico. Projeto de Patricia Martinez.
-
13.
zoom_out_map
13/16
Sentada na parte de baixo do beliche (Cameretta), a garota assiste TV. O futon no chão (Futon Company) é para dar cambalhotas. Projeto de Patricia Martinez.
-
14.
zoom_out_map
14/16
Um porta-rolo, desenvolvido pela Cameretta, deixa o papel fácil de desenrolar e usar. Projeto de Patricia Martinez.
-
15.
zoom_out_map
15/16
Após a integração das áreas de estar, jantar e TV, a sala passou a somar 84 m². O retângulo ao centro do ambiente indica o lugar onde correm as portas para isolar o home theater.
-
16.
zoom_out_map
16/16
Banheiro integrado visualmente e closet nascido de um pedaço da área de serviço no quarto de casal.