Apartamento em São Paulo é refúgio com decoração composta de linhas leves
Assinado pela Passos Arquitetura, o projeto criou uma varanda no apartamento que cria um "clima de casa", além de possibilitar contemplar as árvores na rua.
Este apartamento em São Paulo partiu de um desejo: recriar, em meio ao concreto, a experiência de morar com o pé no chão, mesmo estando no alto. O desafio era transformar um apartamento convencional em um refúgio urbano com alma de casa, onde o verde, a luz e a brisa fizessem parte da rotina.
Assinado pela Passos Arquitetura o projeto nasceu no contrapé de um movimento urbano. Logo após a aquisição do imóvel, a paisagem em frente começou a ser tomada por um novo edifício. Com a iminente perda da vista e do respiro, surgiu a necessidade de criar camadas de proteção visuais e físicas, por meio do layout.
O novo desenho fragmenta a planta tradicional em núcleos: estar, TV, jantar e cozinha se distribuem organicamente e se conectam por vigas aparentes que sugerem uso, sem impor rigidez. O verde, por sua vez, costura esses espaços.
A mudança mais radical foi a criação da varanda, inexistente na planta original. Essa nova área de contemplação, perfeita para observar o flamboyant da rua, foi inspirada no conceito japonês shakkei (“cenário emprestado”).
No lugar do forro tradicional, uma estrutura de paricá aparente percorre os ambientes. As ripas funcionam como luminárias e costuram o espaço de forma contínua. Já a marcenaria desenhada sob medida costura a identidade do apartamento com precisão de alfaiataria.
Já a mesa de jantar, com encaixes inspirados na tradição japonesa, materializa a leveza e o rigor da proposta — uma peça que parece flutuar entre memória e função.
Apartamento usa tons claros e texturas naturais para criar aconchego sem madeira
Como desentupir vaso sanitário: 7 formas de resolver o problema
Decoração de salas: 5 projetos em que o sofá é protagonista
7 jeitos caseiros de desentupir a pia da cozinha





