Casa Created with Sketch.

Apartamento de 88 m²: menos paredes, sob medida para uma jovem

Paredes vieram abaixo para melhorar a circulação nos 88 m² deste apartamento. Aqui, a jovem moradora é acolhida por espaços onde trabalha e recebe os amigos.

” Quando encontrei este imóvel, logo notei seu potencial. Localizado numa silenciosa rua no bairro paulistano de Pinheiros e com vista para a copa das árvores, foi mesmo um achado.No entanto, a planta original não correspondia àquilo que eu esperava. Havia dois dormitórios, e o corredor ocupava um trecho do estar. Já que moro sozinha, minha vontade era ter um espaço aberto, adequado tanto como escritório quanto para receber amigos, que sempre estão por perto e aparecem para uma happy hour ou um jantar. Nas mãos dos arquitetos Domingos Pascali e Sarkis Semerdjian, muitas paredes foram demolidas, o que melhorou a circulação. De dois quartos se fez um, e este ficou bem espaçoso, assim como meu banheiro. Por sua vez, a cozinha se integrou parcialmente à sala, e o lavabo migrou para próximo desses dois cômodos, separando a ala social e de trabalho da privativa. Embora eu seja economista e hoje esteja atrelada ao cinema, já me envolvi com urbanismo, e, para mim, a beleza está no que alia forma à função. Na minha casa não seria diferente– não queria nada pretensioso ou sem utilidade. Aqui, tudo está à mão. O projeto é prático e neutro porém aconchegante. A princípio, relutei em aceitar algumas sugestões, como o revestimento que cobre a bancada e a espessura das paredes da cozinha. Só com a reforma terminada entendi a proposta de delimitar cada canto com diferentes materiais. Na sala, onde fica o home office, a estante de metal, apesar de delicada, impõe a atmosfera de trabalho. O apartamento conseguiu um misto de abertura e setorização: supera o problema da mobilidade por meio da integração dos espaços, mas respeita minha privacidade. Ele acaba sendo multifuncional, como eu. Posso criar, receber ou praticar ioga e me recolher quando preciso”, conta a moradora Fernanda.

AS BOAS IDEIAS DESTE PROJETO

abre-apartamento-de-88-m2-menos-paredes-sob-medida-para-uma-jovem

 (/)

1) Focos de luz. Únicos pontos de iluminação que pendem do teto, os lustres de diferentes formatos garantem claridade acima da mesa.

2) Efeito Brutalista. Depois de descascar as paredes, estucou-se o concreto para corrigir as imperfeições.

3) Móvel polivalente. Ao mesmo tempo que armazena roupas de cama, o armário esconde o ar-condicionado e o duto de ventilação dos banheiros.

4) Cozinha à vista. Na espessura das paredes e na bancada, o acabamento de Corian (DuPont) define o espaço.

5) Iluminação indireta. Canaletas de aço-carbono (3 mm) nesta lateral, sobre o armário (à esq.) e a estante usam o teto como grande rebatedor.

6) Azulejos dentro e fora. Os tijolinhos cerâmicos (Eliane) estendem-se pela parte externa do balcão, demarcando a área.

7) Paginação vintage. O piso de madeira antigo foi trocado por tacos no padrão espinha de peixe (Parquet SP).

 

SIMPLICIDADE FUNCIONAL

O projeto resolveu a atravancada circulação da planta original sem deixar de setorizar as atividades da moradora. Área : 88 m2; Execução, Projetos elétrico e hidráulico: Persona Engenharia; Luminotécnica: Companhia de Iluminação.

planta-apartamento-de-88-m2-menos-paredes-sob-medida-para-uma-jovem

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s