Apartamento de 50 m² na Vila Madalena é descolado e cosmopolita

A reforma, capitaneada por LCAC Arquitetura, derrubou todas as paredes e integrou ambientes neste apê

Por Redação Atualizado em 17 fev 2020, 16h05 - Publicado em 31 Maio 2019, 10h38
Guilherme Pucci/Casa.com.br

Este apartamento na Vila Madalena, em São Paulo, tem metragem enxuta e, na concepção do projeto, era necessário transformar a planta original para que ele ficasse mais fluido para os moradores. A ideia do escritório LCAC Arquitetura, responsável pela reforma, foi, portanto, descompartimentar os pequenos ambientes.

Guilherme Pucci/Casa.com.br

“Decidimos pela demolição de praticamente 80% das alvenarias, deixando o apartamento amplo e conectado, proporcionando maior ventilação e iluminação, como também mais flexibilidade de uso”, conta André Chukr, sócio de Luís Canepa. Assim, não há portas separando o living do quarto e da cozinha americana, com uma ampla bancada de madeira de demolição servindo de balcão.

Guilherme Pucci/Casa.com.br
Continua após a publicidade

Para demarcar a área íntima, os arquitetos optaram por preencher o volume original do banheiro com uma textura de cimento queimado para realmente reforçar a transição do espaço social para o local de descanso. A privacidade do quarto ficou garantida com as duas grandes folhas de correr, que ao serem fechadas, deixam a área isolada.  

Guilherme Pucci/Casa.com.br

No décor, os tons de preto, branco e cinza são predominantes e revelam um atmosfera cosmpolita e jovem – própria desta região de São Paulo. As plantas na estante alta da cozinha flertam com a onda urban jungle, enquanto os quadros e os objetos espalhados pelos móveis compõem o clima cool do apartamento pequeno.

Continua após a publicidade

Publicidade