Casa Created with Sketch.

Apartamento de 41 m² com marcenaria bem planejada

Cada centímetro foi aproveitado neste imóvel compacto para que a moradora tenha um dia a dia organizado e prático

 (reprodução/Casa.com.br)

De mudança de um apartamento maior para este, com apenas 41 m², a moradora queria viver em um lugar mais compacto, mas que não lhe faltasse praticidade no dia a dia. “A maior necessidade dela era ter uma marcenaria que acomodasse bem todas as suas coisas”, explica a arquiteta Livia Dalmaso, que assina o projeto.

 

 (Manu Oristanio/Casa.com.br)

Além disso, para criar todos os espaços necessários e criar sensação de amplitude, Lívia fez algumas mudanças estruturais. “Nivelei a varanda e retirei a porta entre esse ambiente e o living porque era uma área fundamental para a integração dos ambientes e melhor aproveitamento da área”, explica. As bancadas também foram todas demolidas e os revestimentos trocados. A parede que havia entre o living e o dormitório também saiu para dar lugar a um móvel que atende os dois ambientes. E, por fim, foi aberto um nicho na alvenaria do dormitório para instalar um armário para guardar acessórios.

 

 (Manu Oristanio/Casa.com.br)

Mas, o maior desafio foi a marcenaria. “Precisávamos de um projeto muito bem pensado que acomodasse não somente muitas roupas e sapatos, mas também louças e outros acessórios de cozinha”, explica a profissional. Assim, todos os cantinhos foram aproveitados e rigorosamente dimensionados para que tudo se encaixasse perfeitamente. A marcenaria também foi usada para camuflar alguns equipamentos do apartamento, como a evaporadora do ar-condicionado, o aquecedor a gás e a lava e seca.

 

 (Manu Oristanio/Casa.com.br)

A integração visual também era uma questão importante, já que se trata de um espaço pequeno. Dessa forma, a arquiteta escolheu um único padrão de madeira para toda a marcenaria. Mas, para adicionar alguns toques de cor ao projeto, a cozinha e o móvel da varanda receberam módulos em laca azul e cinza escuro para contrastar com a madeira clara. A cor vem, ainda, nos revestimentos. “Revesti algumas paredes com um azulejo com padrão de tijolo e complementamos a área molhada da pia com azulejos brancos padrão metrô”, explica Livia.

 

 (Manu Oristanio/Casa.com.br)

O banheiro foi o único ambiente que rompeu com o padrão da madeira. “Segui apenas com branco, preto e cinza em revestimentos e acabamentos, como o misturador da cuba. Também instalei espelhos na parede lateral deste banheiro e em uma parede do living para trazer mais amplitude aos espaços”, diz.

 

Para ver mais fotos deste projeto compacto cheio de soluções bacanas, navegue pela galeria abaixo!

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s