Apartamento de 41 m² com marcenaria bem planejada

Cada centímetro foi aproveitado neste imóvel compacto para que a moradora tenha um dia a dia organizado e prático

Por Nádia Simonelli 22 set 2020, 15h54
reprodução/Casa.com.br

De mudança de um apartamento maior para este, com apenas 41 m², a moradora queria viver em um lugar mais compacto, mas que não lhe faltasse praticidade no dia a dia. “A maior necessidade dela era ter uma marcenaria que acomodasse bem todas as suas coisas”, explica a arquiteta Livia Dalmaso, que assina o projeto.

 

Manu Oristanio/Casa.com.br

Além disso, para criar todos os espaços necessários e criar sensação de amplitude, Lívia fez algumas mudanças estruturais. “Nivelei a varanda e retirei a porta entre esse ambiente e o living porque era uma área fundamental para a integração dos ambientes e melhor aproveitamento da área”, explica. As bancadas também foram todas demolidas e os revestimentos trocados. A parede que havia entre o living e o dormitório também saiu para dar lugar a um móvel que atende os dois ambientes. E, por fim, foi aberto um nicho na alvenaria do dormitório para instalar um armário para guardar acessórios.

 

Manu Oristanio/Casa.com.br

Mas, o maior desafio foi a marcenaria. “Precisávamos de um projeto muito bem pensado que acomodasse não somente muitas roupas e sapatos, mas também louças e outros acessórios de cozinha”, explica a profissional. Assim, todos os cantinhos foram aproveitados e rigorosamente dimensionados para que tudo se encaixasse perfeitamente. A marcenaria também foi usada para camuflar alguns equipamentos do apartamento, como a evaporadora do ar-condicionado, o aquecedor a gás e a lava e seca.

 

Manu Oristanio/Casa.com.br

A integração visual também era uma questão importante, já que se trata de um espaço pequeno. Dessa forma, a arquiteta escolheu um único padrão de madeira para toda a marcenaria. Mas, para adicionar alguns toques de cor ao projeto, a cozinha e o móvel da varanda receberam módulos em laca azul e cinza escuro para contrastar com a madeira clara. A cor vem, ainda, nos revestimentos. “Revesti algumas paredes com um azulejo com padrão de tijolo e complementamos a área molhada da pia com azulejos brancos padrão metrô”, explica Livia.

Continua após a publicidade

 

Manu Oristanio/Casa.com.br

O banheiro foi o único ambiente que rompeu com o padrão da madeira. “Segui apenas com branco, preto e cinza em revestimentos e acabamentos, como o misturador da cuba. Também instalei espelhos na parede lateral deste banheiro e em uma parede do living para trazer mais amplitude aos espaços”, diz.

 

Para ver mais fotos deste projeto compacto cheio de soluções bacanas, navegue pela galeria abaixo!

 

 

Continua após a publicidade

Publicidade