Casa Created with Sketch.

Apartamento de 37 m² colorido e integrado

Os móveis e marcenaria e uma paleta de tons vibrantes, mesclados com texturas neutras, trouxeram personalidade ao espaço

 (Natalia Artaxo/Casa.com.br)

Imagine morar com estilo e conforto em apenas 37 m². Esse foi o desafio que as arquitetas Debora Terra e Jessica Lucas Pereira, do Studio 92 Arquitetura, encarara  para criar o projeto deste apartamento, na Vila Mariana, em São Paulo. O imóvel foi comprado por um investidor, que queria vendê-lo decorado. O pedido dele foi criar uma atmosfera jovem e o grande desafio foi criar uma identidade mesmo sem ter um perfil de morador definido. Outra demanda era aproveitar o espaço ao máximo.

Assim, as arquitetas investiram na integração dos ambientescozinha, varanda e sala transformaram-se em uma única área de estar —, em uma marcenaria bem pensada e mantiveram os revestimentos e bancadas originais.

 (Natalia Artaxo/Casa.com.br)

As cores entraram para trazer personalidade. Para balancear os tons mais acesos, elas apostaram em texturas neutras, abusando dos tons amadeirados e do branco. Uma das principais paredes do apartamento foi pintada de azul bem escuro, mas manteve o ar neutro com a parede de tijolinhos brancos rústicos.

 (Natalia Artaxo/Casa.com.br)

O grande trunfo deste projeto de apartamento pequeno, que ganhou um visual fluido e bem organizado, é a marcenaria. Tudo foi pensado com base na funcionalidade. Daí surgiu a ideia de criar uma ilha de apoio extra entre a cozinha e a sala de jantar. Na parte inferior, há mais armários e gavetas, além de um nicho lateral. Sobre esta ilha há, ainda, uma prateleira suspensa por uma estrutura de aço que serve também de apoio para utensílios de cozinha. 

Na sala de jantar, destaca-se o banco baú, que garante mais espaço de armazenamento, e uma estante com prateleiras instaladas em alturas diferentes. Entre as artes escolhidas para montar a composição da estante, estão um pôster de Andy Warhol com um dos gatos série “25 Cats Name Sam and One Blue Pussy, à esquerda há Egon Schiele com a obra Seated Woman with Bent Knee, e na última prateleira, um Banksy.

 (Natalia Artaxo/Casa.com.br)

E, para arrematar o projeto com muita cor e um toque de ousadia, as arquitetas escolheram um tom coral no hall da área íntima.

 (Natalia Artaxo/Casa.com.br)

Para ver mais detalhes deste projeto, acesse a galeia de fotos abaixo!

 

 

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.