Apartamento de 19 m² tem espaço para receber até quatro amigos

Boas ideias de marcenaria multiplicam funções dos cômodos; decoração traz a sensação de amplitude.

Por Por Nilbberth Silva Atualizado em 19 jan 2017, 14h00 - Publicado em 19 nov 2013, 19h26

A construtora Vitacon promete inaugurar em 2016 alguns dos menores apartamentos lançados no Brasil, com 19 m². Mas os apês para solteiros em São Paulo foram cuidadosamente pensados para terem espaço para viver com folga – e até receber quatro amigos para jantar. A solução está em pequenas estratégias de design. A sala de estar transforma-se em quarto. Para isso, basta abaixar a cama, que fica presa à parede. Já a mesa de café é expansível, transformando-se em uma mesa de jantar. A bancada da cozinha pode ser levantada, deixando ver uma escrivaninha. Superfícies brancas e lisas aumentam a sensação de amplitude. E o banheiro localiza-se atrás de um grande espelho, que multiplica o espaço da sala.  

As ideias para o interior do apartamento vêm do arquiteto canadense Graham Hill, fundador da Life Edited, uma empresa que dá consultoria de ideias para espaço pequenos. Hill mora em um apartamento de 38 m² em Nova York e sabe que soluções de design não bastam para tornar a vida melhor em apartamentos pequenos. É preciso morar em um local com qualidade urbana – serviços próximos, facilidade de transporte, bons espaços públicos, por exemplo.

“Uma parte importante da vida em espaços pequenos é que a cidade é sua sala de estar”, aponta Hill. “Idealmente há espaço compartilhado no prédio e, idealmente, é possível andar à pé ou de bicicleta no bairro. O governo pode realmente fazer alguma coisa para isso – planejar o uso dos terrenos, criar espaços para bicicletas e pedestres e tentar fazer com que haja uma ótima vida urbana na cidade”.

O prédio fica na Vila Olímpia, região com fartura de serviços, agitada vida noturna e próxima a universidades e prédios de escritórios – além de um trânsito infernal. Parece que a estrutura convenceu os compradores. Menos de um mês depois do lançamento, todas as unidades já foram vendidas, a um preço de R$ 266 mil – R$ 14 mil o m². 

Continua após a publicidade

Publicidade