8 segredos para ter uma quitinete mais organizada

Descobrir onde cada móvel ficará e como organizar seus pertences em uma quitinete pequena é um grande desafio - que fica muito mais simples com essas oito dicas!

Por Redação Atualizado em 29 nov 2016, 22h21 - Publicado em 29 abr 2016, 17h33

Morar em uma quitinete e harmonizar a decoração ao espaço pequeno é desafiador. Erin Yamata, do Apartment Therapy, sabe bem como é isso: ela mora em um estúdio de 23 m². Por entender essa frustração, ela criou um pequeno guia para ajudar no processo de organizar apartamentos pequenos.

01-segredos-para-ter-uma-quitinete-mais-organizada

1. Quando pensar na organização do apartamento, sempre comece pela cama. Ela será, provavelmente, o maior móvel da quitinete. Por isso, sua posição na planta é crucial para determinar onde todos os outros móveis ficarão. Tente escolher um cantinho que garanta um pouco de privacidade. Lembre-se: a cama deve estar o mais distante da porta (e também da cozinha) quanto for possível! Na foto, uma quitinete de 26m² tem a cama oposta à porta, separada por um painel divisório com folhas de correr.

02-segredos-para-ter-uma-quitinete-mais-organizada

2. Uma cama suspensa pode economizar muitos metros quadrados! Pense com cuidado nessa opção: você sempre terá que subir uma escada para dormir em uma cama que estará há pelo menos dois metros de altura do chão.

03-segredos-para-ter-uma-quitinete-mais-organizada

3. Erin mora em um apartamento do tipo estúdio e conta que, nas primeiras semanas, era muito difícil adormecer com o fogão no campo de visão.  Ela inclusive considerou separar a cama do resto do ambiente com cortinas, biombos ou estantes, mas desistiu porque o espaço era realmente muito limitado. Separar o dormitório do resto do apartamento dessa forma fica melhor em apês um pouco maiores, por volta de 40 m². Em outros casos, isso pode dar a impressão do ambiente ser ainda menor.

Continua após a publicidade

4. Os móveis devem ser considerados por ordem de tamanho e importância. Pense em suas necessidades! Para a maioria das pessoas, isso significa que o sofá é o próximo da lista, mas se você não tem tanto interesse em áreas de interação e passa muito tempo trabalhando de casa, por exemplo, talvez sua prioridade seja uma escrivaninha.

04-segredos-para-ter-uma-quitinete-mais-organizada

5. O que você realmente precisa dentro de seu apartamento? Para evitar amontoar seus móveis, reflita sobre quais deles você realmente usa e precisa. Que tal uma cadeira super confortável no lugar de um sofá de três lugares, por exemplo? Primeiro abra espaço para o que é mais importante para você. Se o resto não couber no apartamento, pense em deixá-los de fora. Karla Madrilis, arquiteta e dona do apartamento de 22m² acima, nunca assistia TV. Por isso, preferiu ficar sem o aparelho e o sofá. O espaço foi aproveitado com uma escrivaninha, onde ela pode trabalhar, e uma cama de casal.

6. Tente colocar o sofá e a cama em paredes opostas. Essa é uma ótima forma de separar as áreas de dormir e descansar sem quebrar a unidade dos ambientes.

7. Uma cozinha precisa de muito espaço de balcão e armazenamento – algo raro em quitinetes. Nesse caso, um carrinho de cozinha pode ser uma dádiva divina.

05-segredos-para-ter-uma-quitinete-mais-organizada

8. Substitua grandes estantes, gabinetes e armários desnecessários. As prateleiras são suas melhores amigas! Prateleiras altas podem ficar acima de outros objetos, como cômodas e até a cama, sem ocupar espaço algum no chão. Várias coisas que seriam colocadas em gabinetes grandes podem ficar expostas nelas, liberando espaço de chão para os itens essenciais. Foi exatamente isso que a arquiteta Marina Barotti fez na quitinete do jornalista Fernando Gazzaneo: seus livros e cadernos ficam acima da escrivaninha, evitando o excesso de móveis.

Continua após a publicidade

Publicidade