5 ideias para apartamentos pequenos nesta residência de 35 m²

Projetado pela arquiteta Flavia Campos, este apê traz boas soluções para ambientes com pouca metragem

Por Júlia Martinez Atualizado em 17 fev 2020, 16h04 - Publicado em 10 jun 2019, 10h00
João Paulo Oliveira/Casa.com.br

Se tem uma coisa que não podemos desperdiçar em apartamentos pequenos é espaço! A arquiteta Flavia Campos, responsável pela reforma desta residência de 35 m² para uma senhora de 60 anos, sabe bem disso. Além de deixar a morada bonita e funcional, a profissional lançou mão de boas soluções para fazer os ambientes parecerem mais amplos. Extraímos cinco ideias deste apê que você pode copiar em casa!

João Paulo Oliveira/Casa.com.br

1 – Divisória entre cozinha e estar

Integração é palavra de ordem em apartamentos pequenos. Mas, neste projeto, a marcenaria planejada elaborada pela arquiteta foi essencial para ao mesmo tempo dividir e incorporar a área gourmet com a sala. Um painel de madeira do lado direito do ambiente abriga TV e esconde parte da cozinha do espaço de convivência. Um piso de madeira único propicia a sensação de amplitude.

João Paulo Oliveira/Casa.com.br

2 – Cozinha + lavanderia

Em uma parede, todos os eletrodomésticos ocupam o mesmo local: pia, tanque e bancada de trabalho. A arquiteta concentrou em um único corredor dois ambientes: a cozinha e a lavanderia. Em apartamentos pequenos, agrupar estes dois ambientes é uma boa maneira de poupar espaço.

João Paulo Oliveira/Casa.com.br

3 – Plantas perto da janela

Antes da reforma, a área perto da janela era uma varanda. Para ampliar o espaço, mas continuar mantendo o verde dentro de casa, a arquiteta convidou a paisagista Marianne Ramos para criar os arranjos de plantas. Além de darem vida ao espaço, as folhagens também proporcionam uma sensação de amplitude, afinal quase não se vê a parede onde elas estão, dando a entender que elas se estendem para muito depois do sofá.

Continua após a publicidade

João Paulo Oliveira/Casa.com.br

4 – Cama encostada na parede

Para quem mora sozinho, mas não dispensa o conforto de uma cama de casal, esta dica pode revolucionar o espaço de dormir. Encostar a cama na parede, como em quartos de solteiro, garante espaço extra e aconchego à área de descanso.

João Paulo Oliveira/Casa.com.br

5 – Adeus, criado mudo!

Em alguns casos, um criado mudo pode ser grande demais para uma área enxuta. A ideia da arquiteta foi substituir o móvel por mesinhas laterais menores. O modelo escolhido, de base fina e tampo arredondado, garante funcionalidade sem ocupar muito espaço.

Veja abaixo uma galeria com mais fotos do apartamento:

Continua após a publicidade

Publicidade