Casa Created with Sketch.

3 projetos internacionais da arquiteta brasileira Patricia Martinez

Conheça três projetos de arquitetura e decoração assinados pela arquiteta brasileira Patrícia Martinez

Embora jovem, a arquiteta Patrícia Martinez é uma profissional que tem chamado a atenção por onde passa – e não é apenas por sua simpatia e elegância. No Brasil, ela assinou grandes residências e já participou de importantes mostras de decoração, como a CASA COR. No exterior, tem sido responsável, cada vez mais, por projetos residenciais e também de mostras (a arquiteta já participou da CASA COR Suécia). “Eu gosto de fazer projetos fora do Brasil. É um aprendizado particular e que desafia a sintonizar com as questões de cada região, as características climáticas do local, os materiais que melhor se adequam àquela região, as tendências locais. É preciso entender a estética daquele espaço, mas também as questões que os circundam”, afirma a arquiteta. Abaixo, apresentamos três projetos executados pela profissional.

Apartamento em Nova York.

“Este foi meu primeiro projeto fora do Brasil assinada para um brasileiro. Era um cliente que queria um espaço para descansar quando estivesse na cidade, seja de férias ou a negócios. O apê está em um prédio erguido no pós-guerra, então, buscamos criar uma decoração que remetesse ao período, tanto nas cores como nos objetos (como a luminária redonda ao lado do sofá). Optamos por uma estética leve, uma paleta de cores clara e por peças e obras de arte garimpadas em antiquários. Há forte influência do movimento art décor, verificada, por exemplo, nos objetos em murano e na geometrização. Investimos em muitas formas redondas para criar a sensação de aconchego e por eles criarem um contraponto e darem um equilíbrio nas linhas mais retas de alguns móveis.”

1-patricia-martinez

 (/)

2-patricia-martinez

 (/)

3-patricia-martinez

 (/)

Casa em Estocolmo.

“Desenvolvi essa morada para um casal de suecos que morou no Brasil e estava retornando. O desafio foi encontrar soluções bonitas esteticamente, mas que atendessem também às demandas locais e climáticas do projeto. Um detalhe é a presença de muitas janelas para tornar os ambientes mais iluminados. Como o inverno é rigoroso e os dias são mais longos, a presença dessas janelas é importante para, durante o dia, o aproveitamento dos raios solares ser o maior possível. Tudo foi escolhido para dar a sensação de aconchego, acolhimento e calor: as formas, as cores e os materiais. Não é por acaso, por exemplo, que optamos por fazer o piso de carvalho.”

4-patricia-martinez

Villa Olsson. Architect: Patricia Martinez (/)

5-patricia-martinez

Villa Olsson. Architect: Patricia Martinez (/)

6-patricia-martinez

Villa Olsson. Architect: Patricia Martinez (/)

Estação de esqui no Colorado.

“Este projeto nos Estados Unidos é de um chalé no meio das montanhas, onde as pessoas se preparam para ir esquiar. A construção já existia, apenas reformamos e redecoramos os ambientes, criando spas, salas de massagem e ambientes para guardar os acessórios usados durante a prática do esporte.”

7-patricia-martinez

 (/)

8-patricia-martinez

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s