
– (Divulgação/UMM Arquitetura de Interiores)
Se a metragem da sua área social for reduzida, por que não abrir mão da tradicional sala de jantar e aumentar um pouquinho o seu estar? Com bancadas e mesinhas menores na cozinha, é possível ter um espaço para refeições com muito charme.
Prático, compacto e charmoso, o canto alemão é uma das maneiras de otimizar o espaço. Trabalhando com um banco encostado na parede, a mesa pode ficar bem próxima ou, caso tenha rodinhas, pode ficar encostada e ser afastada apenas quando for utilizada.
Outra boa alternativa são as mesas dobráveis, já que elas liberam completamente a circulação, principalmente em casos de cozinhas estreitas. Elas são versáteis e podem estar escondidas nos móveis, embutidas em balcões, ou fixadas em uma parede, ficando quase imperceptíveis.

– (Divulgação/UMM Arquitetura de Interiores)
As bancadas também precisam ser lembradas. Dividindo espaços ou não, elas podem assumir diversos tamanhos e compor com materiais que estejam coordenados com a sua decoração. Aqui, vale ficar atento com a altura: tudo vai depender se você vai usar banquetas, cadeiras com ou sem braço.

– (Kelly Paciulo/UMM Arquitetura de Interiores)
Outra opção é apostar em uma mesinha bistrô com dois lugares. Quadrada ou redonda, elas são leves e podem ser movidas de um ambiente a outro e ainda contribuem com um clima romântico na casa.
Escolha a melhor solução de aproveitamento de espaço e curta cada vez mais o seu cantinho.
Beijos e até a próxima…