Casa Created with Sketch.

Já imaginou viver em um contêiner?

É sustentável, reduz os custos do projeto e, com bastante criatividade, o décor pode ficar descolado e muito interessante. Confira as minhas dicas!

Casa-contêiner localizada em um terreno estreito e comprido em Nova Orleans, EUA, revela uma área social aconchegante com décor contemporâneo.

Casa-contêiner localizada em um terreno estreito e comprido em Nova Orleans, EUA, revela uma área social aconchegante com décor contemporâneo. (/)

Engana-se quem pensa que os contêineres continuam sendo utilizados apenas como meio de transportar cargas. Já existe muita gente ao redor do mundo vivendo nesses compartimentos. Eles são uma boa pedida em termos de custos, já que acabam saindo em torno de 20% mais em conta do que uma construção tradicional. E, além do reaproveitamento do material, existe uma redução considerável de entulho gerado e quase zero de desperdício. É possível também criar espaços internos incríveis e muito acolhedores. Bom, mas você deve estar se perguntando por onde começar… Então, vamos lá!

Claudie Dubreuil, uma senhora da cidade de Mirabel, em Quebec, no Canadá, decidiu construir sua própria casa dentro de contêineres.

Claudie Dubreuil, uma senhora da cidade de Mirabel, em Quebec, no Canadá, decidiu construir sua própria casa dentro de contêineres. (/)

Primeiro, é preciso escolher o terreno. Quanto mais plano, melhor, já que isso reduz bastante os custos de obra. Quanto ao tamanho, é necessário pensar na manobra do guindaste, para depois decidir por um loft, uma casa com distribuição tradicional, ou ainda trabalhar com a junção das peças para uma construção com andares. O conforto térmico e acústico é de extrema importância, ainda mais por conta dos dias quentes que fazem no Brasil.

Para os revestimentos internos, eu indico as placas cimentícias, de MDF, papéis de parede, madeira natural e porcelanatos. Com um pouco de criatividade, é possível adequar os ambientes de forma que esse moderno jeito construtivo ganhe ares ainda mais descolados.

Hotel na República Tcheca construído com três contêineres.

Hotel na República Tcheca construído com três contêineres. (/)

A ideia de mesclar cômodos de estruturas diferentes, em um espaço aberto, pode gerar um resultado bastante inovador. E eu também não posso deixar de citar o uso de cores. Elas podem ajudar a dar sensação de amplitude. Por exemplo: aposte em um piso liso e de tons neutros combinado com teto ou paredes coloridas; ou invista em uma estrutura toda neutra e adicione cores nas portas e janelas. A iluminação natural também é uma ótima aliada para a sensação de ambiente mais amplo. O espaço aéreo deve ser bem aproveitado com prateleiras, nichos e ganchos multiuso, assim, a circulação fica mais livre. Faça uma lista de tudo que você já tem ou tudo aquilo que gostaria, isso vai te auxiliar na elaboração do projeto. O aproveitamento do espaço é essencial!

Vale lembrar também que essa escolha faz com que nossa casa possa futuramente ser transportada para outro lugar. É a portabilidade presente nesse sistema construtivo. Genial, não?

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s