Casa Created with Sketch.

Cor na decoração: como combinar diferentes tons

Em ambientes pequenos parece ainda mais difícil de mesclar cores variadas? Veja as minhas dicas de como deixar sua casa colorida sem erro

Sala de estar e jantar com décor colorido e móveis rústicos

 (/)

Geralmente, ficamos receosos em apostar nas cores para deixar os ambientes interessantes, ainda mais quando eles têm metragens reduzidas. Eu sou uma pessoa colorida, e acredito que quando bem utilizadas, as cores exercem grande
influência sobre as sensações humanas, podendo causar diferentes emoções – inclusive gerar alegria e sensação de bem estar.

Lavabo colorido

 (/)

Por isso, para dar um toque de ousadia e personalidade à sua casa, que tal dar uma pitada de cor no lavado, no corredor de circulação ou até mesmo no hall de entrada? Esses espaços são ideais para você começar a experimentar sua paleta preferida, até porque são locais de passagem e menores, o que evita uma mudança radical.

Círculo cromático

 (/)

Através do círculo cromático, você pode aprender a criar harmonia entre as cores, e a partir daí trabalhar com inúmeras combinações. Uma dica para quem está preocupado em errar é optar inicialmente pela elaboração de um ambiente monocromático, explorando as variações de um só tom, do mais claro ao mais escuro, alternando texturas e temperaturas da cor.

Veja também
  • query_builder
Cozinha colorida

 (/)

Já os mais ousados, podem partir para os contrastes e escolher cores que encontram-se em lados opostos no círculo, trabalhando com uma paleta quente e fria (ex.: laranja e azul). Ou combinar três cores que possuem a mesma distância entre si no círculo formando um triângulo (ex.: verde, roxo e laranja). Ou ainda, escolher uma cor do círculo como a principal e duas outras adjacentes a ela. Com essas dicas não há como errar!

Quarto com almofadas coloridas

 (/)

A mudança pode acontecer inicialmente usando apenas tinta, o que sem dúvida nenhuma gera uma economia e o ambiente se transforma rapidamente. Recomendo fazer o teste em uma das paredes para ver se de fato a cor agrada.

Home office sob beliche com décor colorido

 (/)

Para quem não quer enfrentar muita bagunça e sujeira, é possível fazer uma “maquiagem” e apostar na mudança de tecidos e acessórios, usando novas capas de almofadas, tapetes, molduras de quadros, capas ou mantas. Depois de pronto, caso queira destacar ainda mais o décor, sugiro um reforço na iluminação para evidenciar as cores através de abajures e arandelas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s