Casa Created with Sketch.

Experimento confirma o poder das cores nos ambientes

Entre uma escada convencional, mas colorida, e uma rolante, qual você escolheria? Teste mostra como as cores mudam a relação com o espaço

As cores têm um poder de transformação instantânea. Se o dia não está muito lá essas coisas, basta olhar para uma árvore florida ou usar uma roupa mais vibrante que, não há dúvida, algo muda internamente, já percebeu? E isso foi comprovado em um experimento realizado pela Coral, intitulado O Poder Inesperado da Cor, em que algumas escadas de espaços públicos movimentados receberam doses abundantes de cor. O resultado foi simplesmente revelador.

Em um dos lugares, por exemplo, havia uma escadaria de concreto que ficava bem ao lado de uma outra, mais prática por se tratar de um modelo rolante. Assim, pensava-se que as pessoas a escolhiam pelo conforto. Porém, quando o cinza da vizinha foi substituído por tons alegres, veio uma descoberta: os pedestres não escolhiam a escada rolante pela facilidade, mas sim porque a outra, apagada e sem graça, não parecia realmente ser uma boa opção. Veja no vídeo o que aconteceu:

“As pessoas precisam de cor para viver. Na presença de um espaço colorido, nos vemos mais alegres, ficamos mais animados e dispostos, isso é fato”, conta a artista plástica Catarina Gushiken, que passou por uma experiência semelhante. Moradora do bairro da Aclimação, em São Paulo, ela passava todos os dias por uma escada abandonada na região. “Era triste ver a degradação de um lugar que deveria facilitar a vida dos moradores”, relembra.

Diante disso, a artista resolveu reunir os alunos de sua escola (que também fica na região) e juntos criaram um projeto para revitalizar a escadaria. “Durante alguns fins de semana, arrecadamos tintas e outros materiais de pintura e começamos a transformação”, diz.

O resultado, segundo Catarina, foi surpreendente. “De cara, os pedestres começaram a transitar novamente pela escada e nos encantamos com isso. A gratidão por poder plantar uma sementinha em uma cidade tão grande como São Paulo e ter a chance de vê-la crescer e dar frutos é indescritível”, conta. “Depois que somos tocados pela cor, é impossível não ser alguém diferente e não querer fazer do mundo um lugar diferente e melhor”, conclui.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.