Casa Created with Sketch.

Cuidados com as paredes previnem surpresas indesejadas

Produtos específicos para o interior e o exterior da casa ajudam a manter a pintura bonita por mais tempo

Você sabia que existe diferença entre as tintas que você passa no interior e no exterior da sua casa? E ela não é pequena. Cada parte da casa tem a sua necessidade específica, portanto utilizar produtos adequados para cada fim é essencial para manter a pintura impecável por mais tempo e para a conservação do espaço.

Dentro da casa, por exemplo, há um fluxo mais intenso de pessoas, crianças, animais e situações que sujam as paredes internas, por isso a importância da tinta lavável. Para manter as paredes novas por mais tempo, a nova Coral Super Lavável é a escolha ideal. Trata-se da primeira tinta no Brasil com EggShell, acabamento comum na Europa e nos Estados Unidos que oferece um brilho bem próximo ao fosco e, assim, ajuda a disfarçar as imperfeições da parede.

Graças à exclusiva tecnologia Ultra Resist, a linha da Coral repele líquidos, evita manchas e é muito fácil de limpar. Inclusive, ela pode ser utilizada em diferentes cômodos da casa e até em espaços comerciais. No quarto infantil, facilita a limpeza de marcas de lápis de cor e caneta hidrográfica dos pequenos artistas. Na cozinha e sala de jantar, permite limpar respingos de alimentos e até batom, por exemplo.

Só que a tinta utilizada para os ambientes internos não é adequada para a pintura externa por muitas razões. Primeiro, porque o lado de fora da casa está sujeito às intempéries das estações do ano. Se, de um lado, o sol gera fissuras nas paredes, a chuva pode dar mofo. É importante, portanto, utilizar uma tecnologia diferenciada, como a linha Proteção Sol & Chuva, da Coral, que tem uma película elástica que suporta as diferenças climáticas sem estragar a pintura.

Pintura externa

O uso do filtro solar é uma prática saudável e repetida, todos os dias, por boa parte da população mundial. Mas, assim como o ser humano precisa se cuidar em relação aos efeitos do tempo, a casa também precisa de atenção nesse sentido. “É claro que não vamos sair passando filtro solar nas áreas externas, isso nem seria uma solução, mas a comparação é válida. O lado de fora da casa precisa receber produtos diferenciados na hora da pintura para que seu bom aspecto dure mais tempo e não haja incidências de rachaduras ou bolhas”, explica a arquiteta Jéssica Marques.

A linha Proteção Sol & Chuva foi pensada para ajudar na prevenção de danos às paredes externas. Há quatro produtos disponíveis, cada um com um uso específico. A Pintura Impermeabilizante forma uma película emborrachada flexível que, além de garantir mais durabilidade, previne e combate infiltrações, fissuras, algas e mofo. O Selador Impermeabilizante também impede fissuras e infiltrações e funciona como uma preparação para paredes.

No caso da Manta Líquida, o produto forma um revestimento acrílico que adere facilmente à superfície e pode ser moldado diretamente em lajes e telhados sem trânsito. A linha conta ainda com a tinta Acrílico Total, que além da sua alta cobertura, possui aditivos que protegem contra a ação de algas e mofo.

Quando for aplicar os produtos, é importante levar em consideração o clima e a temperatura. Se a pintura for feita em dias de sol, a secagem será mais rápida, aumentando o risco de bolhas. Caso o dia esteja frio ou nublado, a tinta vai demorar mais para secar, podendo escorrer em alguns pontos, por exemplo. “Esses produtos ajudam a prevenir fissuras e bolhas e evitam muita dor de cabeça que poderia surgir no futuro”, diz a arquiteta.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

  1. David Xavier

    Muito bom, veja também nossos produtos de Material para Construção na Marson