Casa Created with Sketch.

Acerte na tinta para fachadas e áreas externas

Além de provocar uma boa primeira impressão, a escolha de produtos adequados e resistentes à ação do sol e da chuva garante uma pintura bonita e duradoura

A primeira coisa que vemos em uma casa é a fachada e, pode reparar, quando ela é agradável aos olhos, sem descascados, bolhas, áreas desbotadas ou mofo, já entramos no ambiente com um sorriso no rosto. É por isso que uma pintura acertada e bem cuidada das paredes externas faz toda a diferença.

Engana-se, por exemplo, quem acha que pode usar a mesma tinta dentro e fora de casa. Cada tipo de produto tem uma indicação mais adequada e não há motivos para dispensar esse avanço tecnológico e correr o risco de comprometer a qualidade do resultado – sem falar nos gastos extras com manutenção, que poderiam ser evitados.

“É muito importante escolher a tinta certa para as áreas externas, porque ela precisa ser muito mais resistente para suportar o calor do sol e ser constantemente lavada pela chuva sem criar mofo, algas ou ser danificada”, diz a arquiteta e paisagista Daniela Sedo.

Cada situação pede uma tinta específica, que dê conta das necessidades e características locais. “Em regiões litorâneas ou sobre um muro com sinais de algas ou, ainda, em paredes que têm jardins verticais ou mesmo alguns vasos pendurados, é preciso aplicar um selador impermeabilizante para preparar a parede para receber a tinta”, completa.

Para resolver isso tudo, a Coral criou a linha Proteção Sol & Chuva, desenvolvida especialmente para paredes externas. São quatro produtos diferentes que oferecem uma espécie de escudo protetor para a sua casa, pois formam uma película emborrachada e flexível em paredes, muros e lajes. Essa tecnologia, de alto desempenho, permite que a tinta literalmente se estique e se contraia com a parede para se adaptar às mudanças do clima, prevenindo e combatendo infiltrações, fissuras, descascados, algas e mofos.

 (Getty/Getty Images)

O carro-chefe da linha é o Proteção Sol & Chuva Pintura Impermeabilizante, que protege as paredes externas ao longo de todas as estações do ano, de norte a sul do país, sem deixar de oferecer a liberdade – e o prazer – de escolher as cores que darão vida à sua casa dos sonhos. São mais de 1 000 cores do leque da Coral.

Para comprovar a eficácia do produto, a Coral lançou a campanha Desafios Populares Proteção Sol & Chuva, estrelada pelo comediante Murilo Couto. Já pensou em poder mudar o significado de alguns ditados brasileiros, como “tapar o sol com a peneira” e “tirar o cavalinho da chuva”, por meio da tinta que você usa em casa? A brincadeira tem toda a razão de ser: a Pintura Impermeabilizante forma uma película flexível na parede que impede a ação dos raios solares e da chuva. Confira o vídeo para entender como funciona:

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=Wxd31G7EbhU&w=560&h=315]

Na linha, há ainda o Proteção Sol & Chuva Acrílico Total, agora na versão com ação antialgas e mais de 2 000 cores disponíveis, indicado para quem deseja muito mais resistência e maior cobertura, com a segurança de manter longe problemas como mofo e algas.

O Proteção Sol & Chuva Manta Líquida, por sua vez, é indicado para a impermeabilização de lajes e telhados sem trânsito. É um revestimento acrílico com aderência excepcional e altíssima qualidade para aplicação a frio e moldado diretamente no local.

Para quem precisa de uma preparação para paredes externas, a dica é o mais novo reforço da linha, o Proteção Sol & Chuva Selador Impermeabilizante, que cria uma película com flexibilidade para se esticar e se contrair com a parede, mantendo a casa livre de fissuras e das temidas infiltrações. Quando a tinta acrílica é aplicada sobre a superfície preparada, a pintura ganha mais rendimento e durabilidade.

Quer mais razões para caprichar na escolha da tinta para as áreas externas de sua casa? Reunimos cinco motivos para você não ter dúvidas:

1. A primeira impressão é a que fica

A sua casa e a sua família merecem um cartão de visitas com uma fachada bem cuidada e paredes livres de infiltrações, descascados e algas, que dão aquele aspecto de desleixo e falta de zelo.

 (Getty/Getty Images)

2. Qualidade também é economia

Escolher tintas específicas para uso em áreas externas garante um resultado melhor e mais duradouro e menos gastos com manutenção e retoques.

3. Seu imóvel mais valorizado

Casas bem protegidas e cuidadas proporcionam mais rentabilidade e valorização no mercado imobiliário.

 (Getty/Getty Images)

4. Jardins mais bonitos

Quem nunca reclamou da terra que manchou a parede durante a rega das plantas? Ou das algas que insistem em ser parte do muro do jardim? Uma pintura feita com tintas adequadas evita esses contratempos.

5. Paredes mais saudáveis

Cuidar das paredes externas com tintas adequadas mantém as estruturas da casa fortes por mais tempo, sem sinais de infiltração, mofo e outros problemas que vão além de qualquer questão estética.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.