Casa Created with Sketch.

Veja dicas de como manter seu sistema imunológico forte na quarentena

O nutricionista ortomolecular Rafael Félix passa recomendações de alimentação e de rotina para que sua imunidade funcione bem

 (Reprodução/Casa.com.br)

Em tempos de Coronavírus, é fundamental zelar pela saúde. O distanciamento social é uma parte importante da não propagação da doença, mas também é, igualmente, essencial cuidar da saúde e da imunidade. “Por enquanto, ainda não temos uma vacina para prevenir a Covid-19. Mas é possível nos protegermos por meio da lavagem das mãos, do afastamento social e, porque não, de uma alimentação mais saudável”, afirma o nutricionista ortomolecular Rafael Félix, consultor da Via Farma.

Veja algumas dicas que ele dá para dar um boost no sistema imunológico!

Nada de fast food!

 (Reprodução/Casa.com.br)

Alimentos ultraprocessados não têm muito valor nutricional agregado e possuem muita gordura, açúcares e conservantes. Substitua-os por frutas, verduras e legumes, especialmente os verde-escuro, pois eles são cheios de ferro e outros nutrientes benéficos à imunidade.

“Desembale menos e descasque mais. Uma alimentação multicolorida e natural é capaz de trazer todo o aporte de vitaminas e minerais que o nosso organismo precisa para se manter fortalecido no combate à qualquer infecção. Uma boa distribuição proteica ao longo das refeições também é importante”, diz Rafael.

Experimente os suplementos da natureza

 (Reprodução/Casa.com.br)

Suplementos naturais são uma ótima alternativa para fortalecer o corpo. Rafael recomenda por exemplo os ativos com base em extratos do milho roxo, ricos em flavonoides e têm grande poder antioxidante, sendo importantes aliados do sistema imunológico; e a cúrcuma longa, encontrada em cápsulas altamente biodisponíveis para organismo. Ela é capaz de combater as inflamações, auxiliando no equilíbrio metabólico e favorecendo o funcionamento das células de defesa.

“Esse tipo de suplementação pode ser encontrado em farmácias de manipulação e deve ser indicado pelo nutricionista ou médico”, ressalta.

Mantenha a hidratação

 (Reprodução/Casa.com.br)

A água compõe a maior parte do seu corpo, sendo responsável pelo equilíbrio de todas as suas funções biológicas. Então, a alimentação saudável deve vir acompanhada de copos e copos d’água. “O ideal é que se beba, pelo menos, dois litros de água por dia. Se o indivíduo pratica exercícios físicos, essa quantia deve ser ainda maior”.

Fique ativo

 (Reprodução/Casa.com.br)

Durante a quarentena, é muito tentador ficar no sofá o dia inteiro, sem exercício nenhum. Contudo, a atividade física está muito ligada com a imunidade, então se manter ativo, mesmo no distanciamento social, é importante. Vale subir as escadas do prédio, fazer vídeo aula de zumba, yoga na sala.

“A atividade física gera sinalizações celulares que permitem que o organismo crie mecanismo antioxidantes para atenuar o estresse pontual causado pelo exercício, o que também melhora a resposta do sistema imunológico. No entanto, para que isso aconteça, é importante que a prática seja regular. É um hábito simples e muito efetivo, que pode ser colocado em prática mesmo dentro de casa, no período de quarentena”, explica Rafael.

Durma bem

 (Reprodução/Casa.com.br)

Sabemos que dormir tranquilamente neste período de incertezas pode ser um pouco difícil. Porém, não ter uma rotina de sono te deixa cansado o tempo todo e enfraquece seu sistema imunológico. Se não estiver conseguindo dormir, tente meditar ou fazer uma atividade calma antes de deitar e evite ficar no celular, computador ou tv até muito tarde.

“Respeitar as oito horas recomendadas de sono é essencial para um ajuste perfeito do metabolismo, diminuindo, inclusive, as infecções das vias aéreas superiores. Para quem não consegue dormir bem, mas não quer buscar intervenções medicamentosas, é possível optar por ativos naturais, como o extrato de apocynum venetum, que é responsável pela redução do estresse e pela melhora da qualidade do sono”, afirma Rafael.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s