Casa Created with Sketch.

Sri Sri Ravi Shankar revela os segredos de um casamento de sucesso

Sri Sri Ravi Shankar é um líder espiritual indiano, criador da Fundação Internacional Arte de Viver.

abre-sri-sri-ravi-shankar-revela-os-segredos-de-um-casamento-de-sucesso

 (/)

Uma vez, um casal me procurou para que eu abençoasse seu casamento. Ele era alemão e ela italiana. Ambos já haviam sido casados outras vezes e me procuraram em busca de bênção alegando que pelo menos esse casamento precisava durar. Perguntei ao alemão se ele falava italiano e ele me disse que não. Perguntei à italiana se ela falava alemão e ela disse que não. Tampouco falavam inglês. Sugeri, então, que eles não aprendessem a língua um do outro, pois, assim, o casamento não correria riscos.

Brincadeiras à parte, existe um provérbio que diz: ´É somente pelas palavras que os conflitos começam´. Palavras devem ser usadas com moderação sempre. As pessoas gostam de jogar conversa fora, palavras ao vento, mas isso não costuma dar certo o tempo todo. Precisamos de palavras verdadeiras, é com elas que encontramos Muitas vezes, a união acaba porque falta suporte mútuo. Para a saúde do relacionamento, o indiano Sri Sri Ravi Shankar defende a compreensão das diferenças entre homem e mulher e a dispensa de uma série de exigências desnecessárias. Diversão, alegria. Uma outra atitude importante e muito positiva para o casamento é não se prender ao passado e evitar pedir explicações sobre ele. Quando um erro acontece, ele já aconteceu e é preciso seguir em frente. Se você comete um erro e o outro fica pedindo justificativa sobre ele, além de ser cansativo e fazê-lo se sentir culpado, com o tempo você irá, naturalmente, querer desistir da relação. O vínculo se perde, se esgota. Para manter uma pessoa querida perto, nunca a faça se sentir culpada. Esse é um dos principais segredos do casamento. Mas há uma tendência entre os seres humanos de seguir o caminho contrário: fazer o companheiro se sentir mal e, quando conseguimos, temos prazer nisso. É normal, porque fomos criados dessa forma. Mas atenção!

Há ainda conselhos específicos para homens e mulheres. Para garantir a harmonia do casamento, as mulheres devem entender que o ego é algo muito importante para o seu marido, por isso elas não devem nunca pisar nele. O mundo inteiro pode dizer que seu marido não é inteligente, mas a esposa não. Pelo contrário, ela deve sempre massagear o ego do companheiro, enaltecer suas qualidades. Isso é essencial. Se a esposa começa a reclamar do marido o tempo todo, dizer que ele não serve para nada, que é um vegetal, ele acreditará e realmente se tornará um. O homem, por sua vez, precisa entender que não deve menosprezar os sentimentos e emoções da mulher. Para ela, esse apoio é fundamental. Se ela está se queixando da vida, dos seus amigos e familiares e o marido menospreza o que ela está dizendo, com certeza, a mulher se virará contra ele e começará a reclamar dele. O conselho que eu dou para os homens é: não pise nas emoções de uma mulher e tudo ficará bem. E um conselho para os dois: não peçam provas de amor. Não pergunte se o outro realmente o ama. Nunca dê a ninguém a tarefa de provar seu amor. Aja da forma oposta perguntando, por exemplo, por que o seu marido ou a sua esposa ama tanto você. Com isso, terá um resultado melhor. Porque antes de exigir algo, você precisa refletir sobre como se relaciona com esse alguém, quão companheiro você tem sido dele, quanto você tem satisfeito essa pessoa e quanto você pode influenciá-la a mudar. Mas isso é algo que precisamos observar em nós mesmos antes de avaliar o outro.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.