Casa Created with Sketch.

Professor de ioga de Madonna conta os benefícios da prática para o seu corpo

Famoso por ter ensinado ioga a várias celebridades, Danny Paradise diz que a prática é a chave para a livrar o corpo das toxinas

ioga-madonna_01

 (/)

Danny Paradise não aparenta ter 58 anos. Muito bem conservado, o canadense, famoso por ter ensinado ioga a Madonna, Sting e Paul Simon, viaja o mundo há mais de 30 anos difundindo a prática milenar. Incansável, espalha aos quatros ventos: “A ioga é um profundo trabalho de autocura”. 

Danny ostenta com orgulho a identidade de peregrino, uma alma universal que viaja o mundo motivada por convites para ministrar workshops e promover retiros de ioga.  

O boca a boca no mundo das celebridades foi responsável por fazer a fama do andarilho. No entanto, o glamour desse meio não afetou sua simplicidade, muito menos o fez trocar o estilo de vida nômade por uma bela casa ou um mega estúdio de ioga.

ioga madonna_02

 (/)

A ioga é um jeito de livrar o corpo das toxinas?

A base da ioga é a purificação do corpo, da mente e do espírito. Quando estamos limpos, conseguimos absorver mais informações, ampliar a consciência, aguçar a intuição e a percepção. Hoje, cada indivíduo carrega de 100 a 300 substâncias químicas em sua corrente sanguínea, provenientes da poluição, de antibióticos, de produtos presentes na comida, na água e no ar. Nesse contexto, os exercícios, especialmente da ashtanga, produzem um calor interno profundo que, por sua vez, promove a eliminação das toxinas por meio da transpiração. Essa é uma medida urgente para os tempos difíceis que vivemos.

A ioga pode ser, então, comparada a um remédio natural que podemos tomar todos os dias?

Com certeza absoluta. O trabalho de cura é um trabalho pessoal feito em nós mesmos ou por nós mesmos. Os esforços que as pessoas direcionam à sua própria cura, em geral, consistem em ir ao médico, receber a prescrição de remédios, voltar para casa, esperar pela melhora e só então retomar seus afazeres. Infelizmente, esse não é o verdadeiro processo de cura. Depois de viajar o mundo e praticar ioga por 35 anos, acredito que a cura é fruto da responsabilidade individual. Você aprende a técnica, adere aos exercícios, elimina toxinas e fortalece o sistema imunológico com seu próprio esforço. A primeira coisa que as pessoas notam quando começam a fazer qualquer tipo de ioga é a transformação interior

A ioga é a chave para a longevidade?

A ioga se tornou um movimento de massa. No mundo todo há pessoas explorando as possibilidades dessa atividade. Pelo que tenho visto ao longo das últimas três décadas, praticantes regulares retardam o envelhecimento e adquirem cada vez mais vitalidade. Estudos mostram que o exercício da ioga acrescenta de 20 a 30 anos à expectativa de vida. Essa é uma das principais mensagens da modalidade. Conheço pessoas que estão na casa dos 70 anos e possuem muito mais energia do que quando eram adolescentes.

Qualquer pessoa em qualquer idade pode aderir?

Crianças podem começar a ioga desde muito cedo. Nesse caso, ela se torna uma brincadeira, uma fonte de diversão. Mais tarde, perto da adolescência, podem aderir à disciplina regular se quiserem. Quanto mais cedo começamos, mais prontamente o corpo responde. No entanto, tenho alunos com idades entre 7 e 80 anos. Os idosos também podem aprender. O importante é que cada um vá de acordo com seu histórico e suas habilidades. O ideal é que o professor seja experiente e compassivo para que possa transmitir seu conhecimento a pessoas de todas as faixas etárias.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.