Organização: arrume a casa em 30 minutos

Confira algumas dicas e técnicas para arrumar a casa rapidamente

Por Alex Alcantara Atualizado em 17 fev 2020, 16h13 - Publicado em 12 Maio 2015, 20h08

CASA-30-MINUTOS

Quem nunca apenas deu um “tapa na casa” só para dizer que arrumou ou fez só uma geral por que a mãe estava para chegar e rolaria a cinta se não estivesse tudo arrumado? Seus problemas acabaram! A personal organizer Simone Serrano, diretora da Organizzarte, propôs a missão “Organização em apenas 30 minutos”. De acordo com a teoria da organização, após uma grande faxina, tudo permanece no lugar. O intuito é dedicar 30 minutos do seu dia para organizar cinco lugares de maior impacto em sua casa que são mais bagunçados na rotina.

1. Pia

Escolha qualquer pia da sua casa, pois se tem armários sob ela, provavelmente terá desordem.

No banheiro: faça uma faxina nos produtos de higiene e beleza que já estão vencidos ou vazios.

Na cozinha: descarte esponjas velhas, frascos vazios, doe o óleo usado para reciclagem, revise os utensílios e panelas para verificar se algum item já não serve mais.

Depois disso, reveja o que sobrou e planeje a melhor forma de organizar para facilitar a sua rotina e evitar a compra de produtos em duplicidade. Invista em algumas caixas ou cestos organizadores para manter tudo no lugar e facilitar o uso diário.

2. Gavetas do escritório e mesa de trabalho

Se a sua mesa é um “buraco negro” de papelada, material de escritório, pilhas e outros “lixos”, puxe a cadeira, pegue um cesto de lixo e faça a faxina. Jogue fora papéis sem valor e tudo que não serve mais. E o que sobrou, separe, classifique e guarde em pastas, caixas ou divisórias identificadas. No futuro, quando você precisar algo, você terá mais facilidade em encontrar.

3. Livros

Se você não abre mão de ler um bom livro, deve ter uma boa biblioteca, o que sempre ocupa um espaço considerável, acumula poeira e, normalmente, está desorganizado. Para manter a ordem, separe em caixas aqueles que já foram lidos e você não quer mais e doe. Você pode separar por títulos, temas ou categorias. Esse ato vai deixar sua vida mais leve, desocupar espaço e ainda vai contribuir com a leitura de outras pessoas.

Continua após a publicidade

Organize os livros que irá manter pela categoria x ordem alfabética em sua prateleira ou estante (romance, ficção, infantis etc.).  E conforme os novos livros “forem chegando”, insira-os em suas respectivas categorias e aproveite para rever a limpeza e organização.

 4. Lavanderia

Normalmente é onde criamos uma grande desordem, pois acumulamos coisas que nada tem a ver com o espaço. Faça o seguinte: separe umas caixas e sacos de lixo para fazer a faxina, separando itens para doação ou que vão direto para o lixo, ou objetos esquecidos que necessitam de conserto. Jogue fora frascos vazios e materiais de limpeza vencidos. Verifique a situação das vassouras, dos panos e dos baldes (se estão velhos ou quebrados e necessitam de troca).

Reserve cestos ou caixas para separar roupas: para lavar, limpas ou para passar, e também uma caixa para colocar aqueles itens “não sei o que fazer”, e quando estiver cheia, é hora de doar e substituí-la por uma nova.

5. Quarto das crianças ou sala de brincadeiras

Este é um espaço que naturalmente abriga certa bagunça. Dependendo da idade de seus filhos, a decisão é sua em envolvê-los ou não nos 30 minutos de organização.

Separe os brinquedos que eles já não utilizam, destinando-os para a doação e jogue no lixo aqueles já quebrados. Depois da faxina, classifique os brinquedos para guardá-los agrupados em caixas com identificação clara e lúdica. Assim, as crianças podem fazer a própria organização por tipo de brinquedo: carrinhos, bonecas, brinquedos de montar, jogos, e assim por diante.

Aproveite a oportunidade para criar um jogo que envolva toda a família e que vise a organização. Sempre que precisar, façam este jogo, ensinando-os a pegar um item e guardá-lo no mesmo lugar depois do uso. Assim, a organização deste espaço será facilmente mantida com uma brincadeira diária.

A personal organizer Simone Serrano ressalta que a atividade deve ser mantida até que se torne um hábito: “Programe esta atividade de organizar durante 30 minutos, em alguns dias da semana, até se tornar um método automático e com isso, a organização passar a ser um processo consistente”.

Continua após a publicidade

Publicidade