Objetos para retirar da sua casa antes de 2025 

Evite levar energias negativas para o próximo ano

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
27 dez 2024, 19h00
mudança
 (Nicolas Huk/Flickr)
Continua após publicidade

Sabia que alguns objetos podem, inadvertidamente, trazer negatividade para a casa e afetar o fluxo de energia e o bem-estar dos moradores? 

Muitas dessas influências negativas estão associadas a símbolos, itens ou situações que atraem ou representam bloqueios, estagnação ou vibrações densas. 

Como fazer o transporte de materiais pesados ou frágeis na obra
(Karolina Grabowska/Pexels)

Para criar um ambiente mais positivo, é aconselhável avaliar e, se possível, retirar alguns desses deles. Aqui estão alguns exemplos de objetos que podem trazer negatividade para o lar: 

Itens quebrados ou danificados

Como mobílias, utensílios ou relógios podem simbolizar coisas “quebradas” em sua vida — seja física, emocional ou espiritualmente. Manter esses objetos em casa pode simbolizar falta de cuidado ou estagnação, além de gerar uma vibração negativa. 

Reparar ou remover esses itens é uma boa forma de limpar a energia do espaço. 

Sexta-feira 13: veja 4 objetos para tirar de casa e se livrar do azar. Na foto, espelho quebrado.
(Thiago Mobile/Pexels)
Continua após a publicidade

Espelhos quebrados ou rachados

Em muitas culturas, espelhos rachados são vistos como portadores de energias destrutivas, podendo simbolizar a fragmentação ou reflexão distorcida da realidade. Eles também podem afetar negativamente a autoestima e a imagem pessoal. Opte por substituí-lo ou repará-lo. 

Imagens ou objetos com simbolismo negativo

Qualquer item que simboliza a morte, tristeza ou o luto (como figuras de esqueletos, caveiras ou imagens que evocam sofrimento) pode gerar uma atmosfera pesada e influenciar o estado de espírito. 

Fotos ou objetos associados a relações tóxicas passadas

Possui alguma lembrança física de relacionamentos difíceis, tóxicos ou dolorosos? Saiba que ela pode manter a energia negativa e de arrependimento dentro de casa. Se o objetivo é criar um novo ciclo, é ideal remover esses itens. 

5 projetos de cozinhas com soluções criativas para praticidade. Projeto de Rosangela Pena. Na foto, cozinha, tijolinhos brancos, utensílios na parede.
(Sidney Doll/Divulgação)

Objetos de prata e outros metais enferrujados

Como utensílios de cozinha ou móveis metálicos deteriorados, podem representar estagnação ou obstrução da energia. A ferrugem simboliza algo que já não serve mais ou que está em declínio, e pode afetar o fluxo energético da casa. 

Continua após a publicidade

Estátuas de animais agressivos

Embora algumas culturas acreditam que animais – como dragões e tigres – trazem proteção, se eles forem retratados de maneira agressiva ou ameaçadora, isso pode transmitir um ambiente de tensão e conflito. Em vez disso, é mais benéfico optar por símbolos de proteção que tragam equilíbrio, como animais mais tranquilos e serenos (ex.: elefantes e pássaros). 

Objetos de superstição negativa

Amuletos que são conhecidos por trazer má sorte ou que carregam superstições, como símbolos de mau-olhado em excesso, podem ser vistos como um foco de medo e insegurança, ao invés de proteção. A escolha de amuletos deve ser cuidadosa e alinhada com boas intenções

Armas e objetos agressivos

Qualquer item que remeta a conflitos ou violência (como armas, facas expostas de forma decorativa, figuras de guerra ou confrontos) pode gerar um campo energético negativo, contribuindo para uma atmosfera de insegurança, medo ou tensão no lar. 

Plantas, azulejos e detalhes com temas marinhos dão charme à apê de 100 ². Projeto de Paula Neder. Na foto, poltrona, plantas, cactos.
(André Nazareth/Divulgação)

Plantas com espinhos ou flores murchas

Plantas como o cacto podem simbolizar barreiras ou dificuldades, e seu excesso pode gerar uma sensação de rigidez ou bloqueio no local. Embora algumas pessoas usem cactos por suas propriedades de proteção, o excesso de plantas com espinhos pode tornar o ambiente desconfortável ou agressivo. 

Continua após a publicidade

Plantas murchas ou secas

Flores e plantas que já não estão viçosas representam estagnação ou até mesmo a morte. As plantas secas podem atrair energias de decadência e negatividade. É importante cuidar bem das plantas ou trocá-las por novas.

Como garimpar peças vintage para compor sua decoração! Projeto de Korman Arquitetos. Na foto, parede de tijolinhos, acordeon.

Objetos antigos sem função

Às vezes, guardar objetos antigos, como móveis ou utensílios sem utilidade, pode gerar um acúmulo de energia estagnada, o que interfere na fluidez do local. O Feng Shui, por exemplo, ensina que a energia precisa fluir livremente e que itens que não são mais úteis ou que estão apenas ocupando espaço podem obstruir esse fluxo. 

Itens associados a traumas pessoais

Peças que trazem à tona lembranças difíceis ou traumáticas, como roupas ou presentes de pessoas com quem você teve uma experiência negativa, podem manter uma vibração de dor ou mágoa na casa. 

Relógios parados ou sem pilhas

Relógios que não funcionam ou que estão parados representam a estagnação do tempo, o que pode gerar uma sensação de bloqueio ou lentidão no progresso. Para criar uma energia positiva, é aconselhável manter relógios que funcionam ou remover os que estão quebrados ou sem pilhas. 

Continua após a publicidade
Casa de concreto armado com lajes nervuradas tem jardim suspenso no terraço. Projeto de DB Arquitetos.
(Denilson Machado, MCA Estúdio/Divulgação)

Cores e padrões agressivos

Certas cores (como o vermelho em excesso ou o preto em grandes quantidades) podem ser vistas como agressivas ou de energia carregada, provocando irritação ou ansiedade. Além disso, padrões de decoração que não combinam ou que criam confusão visual também podem gerar um impacto negativo no ambiente, dificultando o relaxamento e a tranquilidade. 

Publicidade