Nova linha da LEGO incentiva alfabetização e inclusão de crianças cegas
No novo produto, os pinos dos bloquinhos foram reorganizados para representar letras, números e outros símbolos em braille
Quando pensamos em produtos LEGO as possibilidades são gigantescas. Nas últimas décadas, a marca mais famosa de blocos de montar ganhou o mundo e com isso abriu novos horizontes, incluindo filmes, jogos, uma exposição própria e até um parque de diversões em Orlando. Mas já imaginou se os bloquinhos coloridos pudessem ganhar uma nova função e ajudar crianças deficientes visuais no processo de alfabetização?
É exatamente essa a proposta do LEGO Braille Bricks! Uma nova versão dos blocos que pretende incentivar o ensino do braille, apresentado uma abordagem lúdica e inclusiva.
Apresentado na última quarta-feira (24), durante a Conferência de Marcas Sustentáveis, em Paris, o projeto pioneiro foi desenvolvido pelo Grupo LEGO e pela LEGO Foundation com a colaboração de associações da Dinamarca, Reino Unido, Noruega e Brasil. A brasileira Fundação Dorina Nowill para Cegos participou ativamente de todo processo e também apresentou a novidade na sede da organização, em São Paulo, no mesmo dia.
No novo produto, os tradicionais pinos das pecinhas foram reorganizados para representar letras, números e outros símbolos em braille. O objetivo é que o material possa ser usado como ferramenta de alfabetização e lazer de crianças cegas ou com algum tipo de deficiência visual.
Cada bloco também vem com o símbolo correspondente impresso, assim todos podem aprender e brincar juntos – professores, outros alunos e membros da família que não tenham deficiência visual conseguem interagir igualmente com as peças.
Protótipos do LEGO Braille Bricks estão sendo testados nos países que originalmente participaram de sua concepção. Segundo comunicado oficial, a fase de testes deve expandir para nações que falam espanhol, francês e alemão ainda no terceiro trimestre de 2019.
O kit final deve ser lançado em 2020, ele contará com aproximadamente 250 peças – incluindo o alfabeto completo, números de 0 a 9, símbolos matemáticos selecionados e inspirações para o ensino e jogos interativos. O material será distribuído gratuitamente para algumas instituições selecionadas.