Casa Created with Sketch.

Natal: peru ao molho cerveja Noel para a ceia

O tradicional peru de Natal pode ser preparado de várias maneiras. E a dica do restaurante paulistanto Briê Restô é um peru ao molho de cerveja Noel.

peru-ao-molho-de-noel

Brie Resto Chef Eliana Carvalho Noel (/)

Rendimento: 6 pessoas.

Tempo de preparo: 2 horas.

 

Ingredientes:

Peru

1 peru

Sal

Pimenta

3 dentes de alho

½ cebola ralada

Suco de 1 limão

Cardamomo

200g de manteiga

Molho

Aparas do peru

1 colher (sopa) de farinha de trigo

½ cebola picada

½ xícara (chá) de alho poró picado

1 folha de loro

Alecrim

1 garrafa de cerveja Delirium Noel

1 xícara (chá) de cereja

300g de mini cebolas

300g de mini cenouras

300g de mini abobrinhas

Sal/ açúcar

 

Modo de preparo

Um dia antes:

Separe as coxas e sobrecoxas, os dois peitos. Corte o restante do peru em pedaços menores. Tempere tudo com sal, pimenta, cebola ralada, alho moído, suco de limão e quatro sementes de cardamomo amassadas. Coloque tudo numa vasilha, envolva com filme plástico e reserve na geladeira.

No dia da ceia:

Derreta a manteiga em fogo baixo e cozinhe por cerca de cinco minutos. Fora do fogo, retire toda a espuma com uma escumadeira. Reserve. Retire o peru da geladeira e separe a carcaça. Injete 1/3 da manteiga nos peitos, coxas e sobrecoxas. Em uma panela, aqueça 1/3 da manteiga e doure cuidadosamente os pedaços de peru. Em uma grade sobre a assadeira, coloque os pedaços de peru e cubra com papel alumínio. Asse no forno pré-aquecido por 180ºC durante 35 minutos. Retire do forno e reserve. Na mesma panela utilizada para dourar os pedaços de peru, doure as aparas e adicione a farinha de trigo, a cebola, o alho poro e cozinhe por 2 minutos. Acrescente a folha de loro, um raminho de alecrim, dois copos de água e deixe cozinhando até reduzir o caldo pela metade. Passe o caldo em uma peneira fina e reserve. Em outra panela, coloque metade da manteiga restante e refogue a cerejas por alguns minutos. Adicione a cerveja, deixe cozinhar por 15 minutos e reserve. À parte, cozinhe os mini legumes, doure no restante da manteiga com uma pitadinha de sal e açúcar. Reserve.

Para servir:

Antes de levar o prato à mesa, junte em uma panela os pedaços de peru, o caldo, a cerveja com as cerejas e cozinhe por 20 minutos. Acerte o tempero e acrescente os mini legumes. Sirva ainda quente acompanhado de arroz.

 

BRIE RESTÔ

Rua Dr. Melo Alves, 216 – São Paulo (SP).

Telefone: (11) 3063-4838

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s