Não tenha medo de começar tudo outra vez

Sempre é tempo de fazer uma - ou várias - tentativas para encontrar um novo amor, um novo trabalho ou encarar a vida sob uma perspectiva mais feliz e otimista

Por Wilson F. D. Weigl Atualizado em 20 dez 2016, 22h25 - Publicado em 23 abr 2012, 15h57
Não tenha medo de começar tudo outra vez_01

Quase ninguém escapa da sensação de paralisia e perda de rumo em algum momento da vida. Podemos nos enredar na negatividade e é no momento em que a vida parece estagnada que nos distanciamos de nossos sonhos e objetivos.

“Quando essa sensação nos domina, nos apegamos ao passado e ficamos cegos para as possibilidades do presente. Perdemos a esperança de reconquistar o que um dia nos fez felizes. Ter fé no futuro nos dá força para mudar nossa vida”, afirma César Romão, conferencista e escritor, autor de dez livros de autoconhecimento, como Tente Outra Vez (ed. Arx).

É justamente nessa hora que é preciso pensar na importância de começar de novo. “Erros e falhas não devem ser encarados como derrotas, mas como bússolas”, continua César Romão. “É preciso assimilar a lição que pode ser retirada de toda experiência ruim, em vez de carregar infinitamente a mágoa”, completa Suzete Carvalho, conferencista e autora de ensaios sobre comportamento, de São Paulo.

Dez passos para reencontrar seu caminho

 

Veja as sugestões do escritor César Romão para reconduzir sua vida em direção a seus sonhos e suas metas.

1. Tenha coragem. Ela é a disposição para superar receios e seguir sempre em frente.

2. Use seus fracassos como uma bússola. Encare o que aconteceu como página virada e aprenda a lição.

Continua após a publicidade

3. Avalie sua maneira de agir e se comunicar com os outros. Sem uma auto-análise, corre-se o risco de repetir comportamentos nocivos e destrutivos.

4. Nunca desista de seus sonhos. Quando abandonamos nossas metas, carregamos a dor de não ter lutado. Persistir no sonho alimenta a esperança de um futuro melhor.

5. Concentre seus esforços em uma direção construtiva. Não desperdice energia m alvos equivocados.

6. Enxergue o que existe de bom em seu parceiro, família, trabalho e amigos. Descubra o que tem para ensinar e o que pode aprender com eles.

7. Invista em seu desenvolvimento pessoal. Não desperdice nenhuma informação que possa ajudá-lo a mudar para melhor.

8. Avalie o que você tem feito para ser amado e valorizado. Em um relacionamento, é preciso cultivar a compreensão, o diálogo e a paciência.

9. Acredite nos fatos e sentimentos positivos. Não abrace o sofrimento.

10. Ouça a voz de seu coração. Na maioria das vezes, o “sim” que ele dá a você vale mais do que o “não” do mundo.

 

Continua após a publicidade

Publicidade