Casa Created with Sketch.

Morador luta para revitalizar as margens de um córrego canalizado

Reflorestadas voluntariamente, as margens de um rio canalizado mudaram a paisagem do bairro da Penha, em São Paulo, e fizeram vizinhança e prefeitura entenderem o valor do cuidado com as águas.

É comprovado que a vegetação fortalece as nascentes e os rios urbanos; melhora a qualidade do ambiente; e garante uma cidade mais agradável de viver. Foi pensando nisso que, em 2003, o empresário Hélio da Silva, morador da Penha, na zona leste paulistana, decidiu plantar mudas nas margens retificadas do Riacho Tiquatira. Sonhava com um bairro melhor para o neto no futuro. Anos antes, o rio fora canalizado para dar lugar ao asfalto de uma das principais avenidas da região. “A faixa de terra entre a água e a rua deveria ter mata ciliar para proteger o córrego, mas estava abandonada – parecia um lixão. E as pessoas a usavam para estacionar carros e frequentar as lojas do outro lado da via”, conta. Depois de quatro anos de plantios semanais (a maioria de espécies da Mata Atlântica), a iniciativa individual chamou a atenção da prefeitura, que, em 2007, transformou o novo corredor arborizado, com 3 km de extensão, no Parque Linear Tiquatira, o primeiro do gênero na metrópole. Mas Hélio não parou. Hoje, as mais de 17 mil árvores enraizadas por ele dividem espaço com os visitantes, que caminham sob sombra fresca. “Quero chegar à marca das 50 mil. Precisamos do verde para salvar a vida de nossos cursos d’água e, assim, devolver este recurso natural à cidade”, conclui.

Nova área de lazer

Com 320 mil m², o Parque Linear Tiquatira virou exemplo de revitalização urbana.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s