Casa Created with Sketch.

Meu cachorro mastiga meu tapete. O que fazer?

O zootecnista Alexandre Rossi, conhecido como Dr. Pet e dono da vira-lata Estopinha, responde a dúvida da nossa leitora

alexandre_estopinha3_foto_carol_gherardi

 (/)

“Tenho um basset de 5 anos de idade, ele não para de mastigar tapete. E, às vezes, ele ainda engole! O que fazer?” – Ângela Maria.

É preciso ter muito cuidado para que os nossos pequenos não engulam objetos estranhos, porque sempre há risco que esses objetos causem obstrução no intestino e o cão tenha que fazer uma cirurgia de risco para desobstrui-lo.

Leve o seu cão ao veterinário, para ter certeza de que ele não tem alguma deficiência nutricional, verminose ou qualquer outro problema de saúde que possa causar esse comportamento.

Tendo a certeza de que seu cão é um animal saudável, procure oferecer objetos que ele possa mastigar sem engolir. É preciso tentar direcionar a mastigação para objetos que não ofereçam perigo. Tente brinquedos de nylon ou de borrachas mais resistentes, como o Kong, e supervisione para ter a certeza de que ele não vai engolir os pedaços. Ossinhos de couro digeríveis também podem ser tentados, ou ainda brinquedos resistentes com alimentos dentro, que o cão demore em conseguir alcançá-los.

Para impedir que ele continue mastigando panos, há alguns produtos amargos, vendidos em pet shops, próprios para cães, e que devem ser passados todos os dias no local que o cão está mastigando. Normalmente, há dois princípios nesses produtos: o óleo de Lemongrass ou o Denatônio. Se uma marca não der certo, tente outra que tenha o princípio diferente da primeira.

Lembre-se também: não dê atenção quando o cão fizer coisas erradas. Se ele perceber que você para tudo o que estiver fazendo para socorrê-lo quando ele mastiga o tapete, ele tentará, cada vez mais, pegar o tapete para mastigar.

Se o spray amargo não resolver, você pode tentar tirar os tapetes durante alguns meses e dar atenção a outras coisas que seu cão faz, e depois tentar reintroduzi-lo sempre com muito spray amargo, passado principalmente nas bordas. Você também pode fazer um barulho ou borrifar o cão com água, sem conversar com ele. Diga apenas “não”, cada vez que ele pegar o tapete.

Alguns cães podem começar a lamber as patas, perseguir o rabo ou roer as unhas, se forem impedidos de mastigar o que estavam acostumados, por isso, é importante direcionar a mastigação para outro objeto ou oferecer uma alternativa para ocupar o cão. Em alguns casos mais extremos, pode ser necessário levar o animal novamente ao veterinário, para que seja utilizada uma medicação para diminuir a ansiedade, além de fazer o treino.

*Alexandre Rossi é formado em Zootecnia pela Universidade de São Paulo (USP) e é especialista em comportamento animal pela Universidade de Queensland, na Austrália. Fundador da Cão Cidadão – empresa especializada em adestramento em domicílio e consultas de comportamento -, Alexandre é autor de sete livros e comanda atualmente o quadro Desafio Pet (exibido aos domingos pelo Programa Eliana, no SBT), além dos programas Missão Pet (transmitido pelo canal por assinatura National Geographic) e o É o Bicho! (rádio Band News FM, de segunda a sexta-feira, às 0h37, 10h17 e 15h37). Ele é também dono da Estopinha, a vira-lata mais famosa do facebook.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s