Mesa de verão

O arco-íris de saladas, tortas, frutas e flores enfeita o almoço. Um belo efeito que, de quebra, simplifica o serviço da dona-de-casa.

Por Redação Atualizado em 20 dez 2016, 21h49 - Publicado em 18 nov 2006, 12h25
Lavar saladas, buscar os pães e fazer os sucos são tarefas que você faz no...

Fim de semana, termômetro nas alturas, amigos a caminho. O almoço pede cardápio fresquinho e fácil de fazer – uma leve combinação de saladas e grelhados. O dia preguiçoso não é para aventuras gastronômicas e até a mesa entra no clima. Dos pãezinhos às frutas, tudo está à mão. Assim, os donos da casa não precisam interromper a conversa com idas e vindas à cozinha. Pode servir tudo junto? “Claro que pode!”, diz Esther Proença Soares, autora do livro A Mesa – Arranjo e Etiqueta (Escrituras). “A questão é adaptar as regras sem esquecer o capricho. Nem mesmo em situações informais como essa deve-se dispensar a beleza”, opina.

São as folhas verdinhas e os legumes crocantes que servem de enfeite e deixam a mesa literalmente apetitosa. Cada qual na sua tigela, as verduras convidam a compor saladas ao gosto do freguês. Para arrematar, a presença calorosa das gérberas. “Numa composição de várias cores vivas, como nesse caso, o melhor é usar um vaso em tom neutro”, ensina Cecília Faria, da Boutique de Flores. Se o arranjo misturasse cores frias, como o verde e o azul, qualquer vaso ficaria bem. Em torno de mesa tão caprichada, a refeição não tem hora para acabar.Arranjos com gérberas, lírios e rosas, colocados em água com uma colher de...Jarras transparentes exibem os sucos e também viram enfeites. Elas podem ser...A arrumação da mesa começa com a escolha dos pratos. O amarelo, que aparec...Os lugares estão postos, mas pratos e saladeiras esperam visitas de última ...Nas saladeiras de cerâmica e vidro ficam legumes, verduras e as mangas (já ...Vasos altos assim devem ser colocados no canto da mesa para não atrapalharem...

Publicidade