Limpeza: como e quando você precisa lavar seus travesseiros
As peças foram feitas para durar, mas para isso é preciso tomar alguns cuidados
Assim como os colchões, os travesseiros exigem pouca manutenção durante o ano. Para evitar o acúmulo de poeira e a aparição de mofo, bactérias e odores, o indicado é lavar as peças a cada seis meses – a maior parte pode ser higienizada na máquina de lavar, mas é sempre bom se certificar. Já as fronhas devem ser lavadas uma vez por semana.
Para saber se a vida útil do seu travesseiro está em dia (eles geralmente duram dois anos), vale fazer o teste: dobre a peça no meio e veja se ela volta ao normal rapidamente. Se não acontecer, está na hora de fazer a troca. Vale lembrar que o travesseiro pode ser reciclado, sendo usado nas camas nos pets ou para rechear almofadas.
Uma dica importante é não deixar as peças no sol, o que “elevará a temperatura interna e acentuará a proliferação de ácaros, fungos e bactérias”, conforme explica personal organizer Arlete Rocha Roschi.
Para lavar na máquina corretamente, confira o passo a passo do Apartment Therapy.
O que você vai precisar
- Travesseiros
- Sabão líquido
- Bolas de tênis (ou bolas de tecido próprias para secadora)
- Elásticos
Instruções
1. Confirme na etiqueta do travesseiro se ele pode ser lavado na máquina e se há alguma exigência específica.
2. Se estiver tudo certo, enrole as peças longitudinalmente e prenda as pontas e o meio com elásticos para evitar que o recheio se concentre em um só lugar.
3. Use sabão líquido em vez de em pó para evitar acúmulo do produto.
4. Coloque dois travesseiros por vez na máquina para equilibrar a lavagem.
5. Deixe as peças enxaguarem duas vezes ao final da lavagem para ter certeza de que todo o sabão foi removido.
6. Coloque os travesseiros na secadora com as bolas de tênis, que vão aumentar a velocidade da secagem e evitar que as fibras se acumulem. Se preferir não usar a máquina, deixe os travesseiros deitados para secarem naturalmente.