Descubra o poder do branco no Feng Shui!

Veja dicas de Feng Shui para uma decoração que transmite paz e equilíbrio.

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
21 jan 2025, 13h00
Tranquilidade e leveza foram os pontos de partida de apê com paleta de cores clara. Projeto de NK Arquitetura. Na foto, sala de estar, sofá branco, cortina, banco, plantas.
Projeto de NK Arquitetura. (Mariana Koentopp/Divulgação)
Continua após publicidade

Por que o branco é a cor queridinha na decoração?

O branco, cor símbolo de pureza e leveza, reina absoluto na decoração de interiores. Sua capacidade de refletir a luz transforma qualquer ambiente, conferindo amplitude, frescor e uma atmosfera relaxante. Mas seus benefícios vão além da estética, impactando diretamente nossas emoções e bem-estar.

Flores brancas: como criar um buquê de noiva elegante e com significado?
(Micheile Henderson/Unsplash)

Segundo Dirceu Galhardi, consultor de Feng Shui, o branco representa a pureza do espírito e simboliza sinceridade e aceitação. “Essa cor é uma mistura de todos os matizes do arco-íris, representa a pureza do espírito e do inconsciente, além de simbolizar sinceridade e aceitação”, afirma.

No Feng Shui, o branco ocupa um lugar de destaque, correspondendo ao ápice do sistema de chacras. “Ela fica acima do sétimo chacra, o coronário, local em que circula a energia cósmica”, explica Galhardi.

Continua após a publicidade

Transforme seu lar em um oásis de paz com a cor branca. Dicas de Feng Shui para uma decoração sofisticada.

Como usar o branco na decoração?

Apartamento de 126 m² tem decoração leve com tijolinhos brancos no quarto. Projeto de Estúdio Bena.
Projeto de Estúdio Bena. (Monica Assan/Divulgação)

Na decoração, o branco é um verdadeiro coringa. Ele se adapta a diferentes estilos e propostas, criando telas em branco para receber cores, texturas e elementos decorativos. Em espaços pequenos, o branco é um grande aliado, proporcionando sensação de amplitude e leveza.

Continua após a publicidade

Ambientes com predominância do branco transmitem calma e serenidade. A amplitude visual proporciona tranquilidade mental e renova as energias. Entretanto, o uso excessivo do branco pode resultar em ambientes frios e impessoais.

Móveis curvos e cores claras criam atmosfera escandinava e minimalista em apê. Projeto de Spaço Interior. Na foto, sala de estar, tapete claro.
Projeto de Spaço Interior. (Kadu Lopes/Divulgação)

“Por ser uma cor fria, ela arrefece o calor humano quando usada em excesso”, alerta Dirceu. Para evitar esse efeito, a dica do especialista é acrescentar toques de cores quentes por meio de quadros, almofadas e outros objetos decorativos.

Continua após a publicidade

Criando um refúgio de paz com branco, azul e lilás

Para quem busca criar um canto de paz e meditação, a dica de Dirceu é combinar o branco com tons de azul ou lilás. “Essas tonalidades disseminam harmonia”, conclui o especialista. Essa combinação, além de relaxante, traz um toque de sofisticação ao ambiente.

Publicidade