Casa Created with Sketch.

Cremes e truques para deixar a área dos olhos saudáveis

Cosméticos para a pele, massagem para curar as olheiras, compressas contra o inchaço... Leia algumas maneiras de ficar com o olhar mais luminoso

À primeira vista, não se percebe o quanto a estrutura que constitui os olhos é complexa. Porém só mesmo um órgão tão sofisticado poderia levar, diariamente, bilhões de informações ao cérebro – cerca de 75% dos estímulos que recebemos do exterior são captados por essas circunferências de apenas 2,5 cm de diâmetro. “A visão é um sentido de extrema importância para a interação do ser humano com o mundo”, afirma a oftalmologista Lara Murad Bichara, do Rio de Janeiro. Afinal, a seleção de imagens feita pela vista ajuda a moldar o comportamento de cada um. São eles também que orientam nossos movimentos e expressam até a mais profunda das emoções com clareza – não à toa, o pintor italiano Leonardo da Vinci (1452-1519) os chamou de janelas da alma.

O que fazer em caso de olheira

 

bof-set-olhos_01

 (/)

As marcas escuras costumam ser hereditárias, mas também podem surgir devido a noites maldormidas, estresse, fumo… Elas têm duas características: hiperpigmentação da pele, o que a torna mais escura, e/ou alteração nos vasos sanguíneos, responsáveis pelo inchaço no local. Na hora de escolher um produto, procure os que trazem substâncias despigmentantes na formulação (vitaminas C, E e K1, ácido azelaico, fítico, kójico ou tioglicólico e hidroquinona).

 

* Para suavizar as olheiras, massageie suavemente as pálpebras de dentro para fora, levando o líquido que está causando o inchaço em direção às têmporas. Faça o movimento por 2 minutos de cada lado. Depois coloque um chumaço de algodão embebido em chá de erva-cidreira gelado em cada olho e repouse por 10 minutos. Vá trocando o algodão assim que ele esquentar.

O que fazer em caso de inchaço

 

bof-set-olhos_03

 (/)

O incômodo surge devido a alterações nos vasos sanguíneos e tende a piorar com o passar do tempo. A dança dos hormônios na gravidez e na amamentação também provoca inchaço, assim como o fumo, a insônia e a má alimentação. Uma drenagem linfática facial ameniza o problema, e também o uso de cremes com ativos que melhoram a circulação e descongestionam (aloe vera, camomila, vitaminas C e E, hamamélis e arnica).

 

* Para desinchar a área, faça uma massagem suave nas pálpebras de dentro para fora por 2 minutos em cada olho. Em seguida, use compressas de algodão embebido em água bem gelada por 10 minutos (troque assim que esquentar).

O que fazer em caso de bolsa sob os olhos

 

 

Formada pelo acúmulo de gordura, que infla as pálpebras inferiores, geralmente aparece por característica genética e piora com o avanço da idade. Desencadeia a flacidez da pele e acaba prejudicando a circulação da área, dando origem às olheiras. Os cosméticos não são muito eficientes para tratar esse tipo de problema – fique com aqueles que têm agentes descongestionantes, citados há pouco.

 

* Para um lifting imediato, tonifique a área com um algodão embebido em chá de camomila concentrado gelado. Aplique fazendo uma massagem leve nas pálpebras, de dentro para fora e de baixo para cima, durante 3 minutos de cada lado. Faça o ritual pela manhã, antes de se maquiar, e à noite.

O que fazer com as rugas

 

bof-set-olhos_02

 (/)

Podem ser de dois tipos: de movimento, que dão o ar da graça somente quando mexemos o rosto, e de repouso, marcas permanentes que ficam mais profundas a partir dos 25 anos. Para prevenir as linhas, use cremes hidratantes com ativos rejuvenescedores – vitamina C, ácido glicólico, retinol…

 

* Para hidratar o contorno dos olhos, aplique, antes de dormir, 1 gota de óleo vegetal de jojoba (de preferência orgânico) em cada pálpebra e massageie suavemente de dentro para fora durante 2 minutos de cada lado. Com propriedades antioxidantes, ele deixa a pele macia e iluminada. Pela manhã, lave a área e espalhe um creme específico.

Três filmes sobre a visão

 

Ensaio sobre a Cegueira (Fox, 2008)

Baseado no livro do português José Saramago, conta a história de uma epidemia de cegueira desencadeada por um médico. Quando toda a população perde a visão – exceto uma mulher, que não conta a ninguém –, certos sentimentos humanos (ganância, vergonha, dominação…) ficam às claras.

 

Janela da Alma (Europa Filmes, 2001)

Dirigido por João Jardim e Walter Carvalho, esse documentário brasileiro reúne 19 depoimentos de pessoas com diferentes problemas de visão. Elas contam como se veem e como percebem os outros e o mundo.

 

Perfume de Mulher (Universal, 1993)

Um ex-militar cego contrata um jovem para acompanhá-lo numa viagem a Nova York, onde sai em busca de experiências prazerosas. O filme prova que a deficiência visual não é um empecilho para deixar a vida passar em branco.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.