Casa Created with Sketch.

Como organizar home office e melhorar bem estar

Veja como deixar o ambiente de trabalho aconchegante e mais produtivo através da organização

Home Office com armários da linha Pop Art Smart, da Itatiaia, assinada por Paulo Paulo Biacchi

Home Office com armários da linha Pop Art Smart, da Itatiaia, assinada por Paulo Paulo Biacchi (Itatiaia/Reprodução)

Desde o início da pandemia, de acordo com a pesquisa feita pela Oliver Wyman, 32% passaram a sentir que a vida profissional piorou durante a pandemia. Essa piora se deu por dois principais fatores: 23% alegaram estresse financeiro e 13% estresse no trabalho, situações que levaram ao aumento da busca por ajuda para melhorar a saúde mental.

Pensando em amenizar os impactos dessa rotina mais puxada, a organização do espaço físico para o home office pode influenciar diretamente na produtividade, redução de cansaço e bem-estar. Afinal, nossa casa se transformou em escritório, local de lazer, e para quem tem crianças, uma verdadeira escola.

 (Reprodução/Pinterest)

“Um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar. Essa é a principal regra para um ambiente organizado. Para um home office não é diferente.” Explica Julia Aragon, Personal Organizer parceira da Ordene. Deixe no espaço somente aquilo que pertence a ele, como fones de ouvido, agendas, fios para carregar eletrônicos, materiais de papelaria, pastas para documentos físicos.

Veja também

Durante o dia, é provável que objetos de outros cômodos apareçam na sua mesa. Julia diz que não é um problema! “O importante é que no fim do expediente, tudo seja devolvido para seu local correto de armazenamento.”

E a organização também vale para a parte digital! Apesar das diversas pastas parecem uma boa ideia, pode dificultar o seu trabalho muito mais do que ajudar.

Para você ter um home office organizado busque o auxílio de produtos organizadores. Com eles a manutenção da organização será mantida por muito tempo. Em cima da mesa de trabalho busque deixar o menor número de objetos. Para as gavetas utilize divisórias e organize junto sempre os materiais da mesma categoria, por exemplo: lápis, canetas, borrachas e grampeadores.

 (Homedit/Pinterest)

“Eu adoro pastas suspensas, existem hoje as caixas para pastas suspensas que são empilháveis.” Conta Aragon. “Elas permitem que você utilize as alturas entre as prateleiras, muitas vezes, espaços desperdiçados.”

 (Yuzaynas/Reprodução)

Outra dica da organizadora são os carrinhos gaveteiros, caso você não tenha gavetas para todas suas coisas. “Eles são bonitos, práticos e facilitam a organização.” Julia finaliza com mais um organizador muito importante: “SEMPRE lembrando que as etiquetas são essenciais para identificar cada caixa, gaveta e pasta do seu home office!”

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.