Como organizar a despensa de alimentos

Aprenda a organizar a despensa de alimentos e poupe mais tempo e dinheiro

Por Reportagem Liane Camargo de Almeida Alves e Evelyn Schulke - Edição MdeMulher Atualizado em 20 dez 2016, 18h29 - Publicado em 26 abr 2012, 20h24

*Matéria publicada em Bons Fluidos #157 – Abril de 2012

De que vale dispor de um espaço nobre como a despensa, se os mantimentos vivem esparramados ou amontoados e, muitas vezes, com o prazo de validade vencido? A personal-assistant Heloisa Sundfeld, de São Paulo, sugere, a seguir, artimanhas para se colocar ordem nesse cantinho apetitoso da casa.

despensa-de-alimentos-23287

1. Reorganize a despensa antes de guardar as compras. Retire todos os produtos do local e avalie o que pode ser descartado – ou por estar com a validade vencida ou pela embalagem ter ficado aberta, estragando o conteúdo. Separe aqueles que vão vencer e os coloque sempre à frente dos outros, para não correr o risco de perdê-los.

2. Use uma das prateleiras para colocar alimentos já abertos e usados constantemente em refeições como almoço e jantar. Em outro espaço, guarde os itens usados para o café da manhã ou lanches da tarde. Faça a mesma divisão para itens fechados.

Continua após a publicidade

3. Procure colocar os temperos dentro de uma caixinha, um ao lado do outro, caso estejam fechados. Se abertos, providencie potinhos de vidro ou algum recipiente. O mesmo vale para qualquer produto depois de aberto, devendo ser colocado em potes herméticos para sua perfeita conservação. Para não se confundir, nomeie o conteúdo do pote e coloque a data de validade.

4. Para evitar acidentes, a lataria deve ficar em prateleira próxima do chão. Divida-a entre produtos doces, como leite condensado, goiabada, entre outros, e salgados, como ervilha, milho, etc. 

*Matéria publicada em Bons Fluidos #157 – Abril de 2012

 

 

Continua após a publicidade

Publicidade