Casa Created with Sketch.

Como fazer uma máscara capilar de banana

Ótima para reviver fios secos e danificados

 (Sanja Kostic/TreeHugger)

Embora possa parecer estranho cobrir sua cabeça com uma mistura de banana amassada, ela tem alto teor de umidade e é carregada com vitaminas – como A, B6, C e D, cálcio e potássio. 

Esses nutrientes fortalecem o cabelo ao mesmo tempo que o deixam macio e com brilho. Um benefício adicional são os efeitos hidratantes que favorecem a sua pele. Isso significa que sua máscara de banana feita em casa irá condicionar seu couro cabeludo, prevenindo e controlando a caspa.

 (SHVETS production/Pexels)

Usar os ingredientes que você tem em mãos torna esta receita simples, pegue as bananas que estão maduras demais para comer e elimine o desperdício de alimentos.

Confira duas variações DIY fáceis, ambas podem ser excelentes adições à sua rotina de cuidados com os cabelos:

Atenção: A quantidade de cada ingrediente usado dependerá do comprimento e da densidade do seu cabelo. Os valores listados são apenas um ponto de partida. Comece com uma porção pequena para evitar que grande parte do produto vá para o lixo.

Tempo de trabalho: 5 a 15 minutos

Tempo total: 30 minutos a 1 hora

O que você precisará:

 

Ferramentas

  • 1 liquidificador ou garfo
  • 1 tigela

Ingredientes

  • 1 a 2 banana(s) madura(s)
  • 1 colher de sopa de azeite ou 1/2 a 1 colher de sopa de mel 

Instruções

 

 (Sanja Kostic/TreeHugger)

Amasse as bananas até ficar homogêneo ou bate no liquidificador. Se você usar um garfo, certifique-se de que todos os pedaços foram desfeitos. Começar a esmagar a banana com a mão enquanto a remove da casca pode tornar o processo mais rápido. 

 (Sanja Kostic/TreeHugger)

Quando conseguir uma consistência macia, adicione o óleo ou mel, dependendo da sua escolha. Misture ou bata por 10 a 30 segundos. A versão mel criará mais consistência de pasta.

 (Sanja Kostic/TreeHugger)

Separe o cabelo em pelo menos quatro seções. Aplique a pasta da raiz às pontas – se o seu cabelo tende a ser mais cacheado, aplique das pontas às raízes. Se deseja nutrir o couro cabeludo, certifique-se de aplicar na região também.

 (Sanja Kostic/TreeHugger)

Use uma touca de banho para cobrir e deixe descansar de 15 a 30 minutos. Utilizar uma toalha ajudará os nutrientes a penetrar no cabelo, mantendo-o aquecido e abrindo os fios.

 (Sanja Kostic/TreeHugger)

Enxágue bem com água fria ou morna, você pode precisar usar um pente de dente largo para garantir que toda a banana seja retirada e o seu cabelo fique limpo. Os resíduos deixados podem causar irritação.

Benefícios do óleo e mel

 

A adição de óleo e mel à máscara capilar vai além de apenas diluir a mistura e torná-la mais fácil de aplicar. O mel é muito elogiado por suas propriedades antibacterianas e fungicidas. Também é hidratante e pode regular o pH da pele, sendo ótimo para o cabelo e couro cabeludo.

Veja também

O azeite de oliva é outro ótimo hidratante. Os compostos fenólicos o tornam antimicrobiano, antioxidante e antiviral. A combinação com a fruta tem potencial para formar uma máscara poderosamente hidratante.

Variações

Existem muitas maneiras de variar essas receitas e ainda ter os mesmos benefícios. Alguns desses ingredientes darão até vantagens adicionais ao produto:

 (Sanja Kostic/TreeHugger)

Mudar os óleos

O azeite pode ser substituído por outros óleos de condicionamento, como óleo de coco ou óleo de abacate. Combinar todos eles também é uma opção. Lembre-se de que quanto mais óleo houver na mistura, mais líquido ficará. O ingrediente também pode fazer com que o piso do chuveiro ou banheira fique escorregadio, portanto, tenha cuidado ao enxaguar o cabelo. 

 (Sanja Kostic/TreeHugger)

Adicione abacate ou babosa

O abacate e a babosa também são conhecidos por suas propriedades hidratantes. Os abacates são ricos em proteínas, gorduras e têm muitos minerais. Os óleos dos abacates têm a capacidade de penetrar nas camadas mais profundas da pele para realmente condicionar o couro cabeludo. Além disso, estimula os folículos pilosos melhorando a circulação sanguínea.

A babosa contém componentes anti-inflamatórios, úteis no tratamento de doenças do couro cabeludo. Como o abacate, melhora a circulação sanguínea, podendo promover o crescimento dos fios. Ademais, ela pode deixar fibras pelo caminho, por isso é importante misturá-la bem e enxaguar com atenção. Coar a mistura ajudará a remover os pedaços maiores.

 (Sanja Kostic/TreeHugger)

Inclua Iogurte

Colocar iogurte na mistura aumentará os elementos condicionantes da máscara. Suas proteínas auxiliam a manter o cabelo saudável e forte. Para os veganos, o leite de coco pode ser uma alternativa, pois contém uma boa quantidade de óleo de coco, ferro e potássio – reduzindo a quebra dos fios. 

*Via Tree Hugger

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.