Casa Created with Sketch.

Cinco sites ajudam a contribuir e tornar sua cidade melhor

Conheça as plataformas que ajudam a plantar horta na praça, descobrir um grafiteiro para seu muro, fiscalizar governantes e até desenvolver ideias coletivamente.

cinco-plataformas-online-para-voce-tornar-sua-cidade-melhor

Como deixar as cidades mais agradáveis de viver? Por muito tempo, apenas o governo e técnicos da área tiveram o direito de responder a essa pergunta. Hoje, cada vez mais pessoas querem opinanar sobre os destinos das cidades, melhorar a vida de todos ou, simplesmente, tornar o lugar onde moram um pouco mais agradável. Para isso, vale de tudo – desde dar caronas para o colega de trabalho até oferecer o seu muro para ser pintado por um artista. Sem esquecer a tarefa de fiscalizar o Estado.

“O trabalho de transformar a cidade não é só de urbanistas, nem só do poder público”, opina Denis Russo Burgierman, editor das revistas Superinteressante e Vida Simples, da Editora Abril. “Eu acredito em valor compartilhado: o conceito de que minha riqueza vai aumentar quando o outro prosperar”, acrescenta Lourenço Bustani, fundador da consultoria Mandalah. Os dois apresentaram juntos suas visões sobre como pessoas comuns contribuem para tornar as cidades lugares melhores na palestra Novas maneiras de atuar na cidade: empreendedorismo sustentável. A conversa fez parte do Huma Encontros Urbanos, um circuito de palestras feito pela empresa Huma Desenvolvimento Imobiliário.

Conheça abaixo cinco plataformas online que podem te ajudar a colocar a mão na massa e ajudar a melhorar sua cidade:

cinco-plataformas-online-para-voce-tornar-sua-cidade-melhor

Hortelões Urbanos

O que é? Grupo do Facebook na qual as pessoas trocam informações sobre como fazer hortas na cidade. Os membros do grupo marcam encontros para criar hortas em praças da cidade de São Paulo, trocar sementes e confraternizar. Além, é claro, de trocar ideias sobre como plantar hortas em casa.

Que diferença faz? Hortas dão vida nova a praças e cantinhos esquecidos das cidades. Além disso, cultivar hortas no quintal é uma ótima maneira de comer alimentos sem agrotóxicos. O uso excessivo desses venenos é um problema sério no Brasil: aqui usamos 19% de todos os defensivos agrícolas do mundo. E em 2011, oito mil pessoas adoeceram intoxicadas pelos defensivos agrícolas, boa parte delas trabalhadores rurais e crianças que entram em contato com os produtos. 

Onde atua? No Facebook, você pode participar dos fóruns e pedir dicas sobre como cultivar uma horta. Em São Paulo, o grupo criou hortas comunitárias na Vila Beatriz (Praça Dolores Ibarruri, Vila Beatriz) e no Centro Cultural São Paulo (R. Vergueiro, 1000, Liberdade).

Como posso ajudar? Curtir a página do grupo é um ótimo começo para quem quer plantar uma horta no quintal, no apartamento ou na praça em frente à casa. Se você ficar de olho, poderá ser voluntário nos projetos do grupo – levando pás, terra, mudas ou simplesmente os braços.

 

cinco-plataformas-online-para-voce-tornar-sua-cidade-melhor

Color+City 

O que é? Nas nossas cidades moram pessoas cansadas com seus muros cinzentos… e grafiteiros querendo colori-los. Esse site conecta os dois grupos: os donos podem oferecer seus muros para os artistas escolherem. Além disso, dá para ver como os outros muros pintados pelo grafiteiro ficaram. 

Que diferença faz? Um grafite bem feito traz beleza à cidade, além de diminuir o risco de pichações na sua casa.

Como posso ajudar? Autorize o grafite no muro de sua casa ou condomínio. Para isso, poste no site o endereço, tire fotos do muro e espere que algum grafiteiro o escolha. Se você é grafiteiro, escolha um dos muros e o reserve (cada artista só pode escolher um muro por vez e reservá-lo por 35 dias). 

Onde atua? No mundo todo. Mas o site é forte, mesmo, no Brasil.

 

cinco-plataformas-online-para-voce-tornar-sua-cidade-melhor

Caronetas 

O que é? Site onde pessoas interessadas em caronas podem entrar em contato com donos de carros que trabalham na mesma empresa e estão interessados em interessados em dividir gasolina, pedágio, estacionamento, etc. 

Que diferença faz? O site ajuda a diminuir o número de carros na rua – e também as emissões de poluentes na atmosfera. Além disso, reduz o tempo que as pessoas passam no transporte público, geralmente desconfortável e ineficiente.

Como posso ajudar? Confira se a empresa na qual você trabalha está cadastrada no site. Se estiver, ofereça seu carro ou se ofereça para pegar carona. Os donos de carros recebem um email com contatos de caronistas e, se quiserem, entram em contato com eles. 

Onde atua? Brasil todo.

 

cinco-plataformas-online-para-voce-tornar-sua-cidade-melhor

Festival de Ideias

O que é? Um projeto do Centro Ruth Cardoso que apoia a criação de ideias para melhorar a sociedade – incluindo as cidades. O próximo festival do projeto acontece em 12 e 13 de junho. Os participantes que propuserem ideias mais viáveis receberão investimentos de R$ 10 mil do centro e seus parceiros.

Que diferença faz? As ideias ficam mais criativas quando aumenta a liberdade e o nível de interação entre as pessoas que contribuem para elas, acreditam os organizadores do evento. E assim, as cidades ganham iniciativas melhores. 

Como posso ajudar? Tem alguma ideia para melhorar o mundo? Descreva-a em qualquer site da internet aberto a todos e com possibilidade de fazer comentários. Depois, inscreva-a no site do projeto (o prazo é 30 de maio). A seguir, peça às pessoas sugestões de como tornar sua ideia viável – vale fazer isso na internet ou em encontros pessoais. Por fim, leve sua ideia ao Festival de Ideias 2013, e discuta com as pessoas do local. Lembre-se: qualquer pessoa poderá modificar sua ideia, dar sugestões e até republicá-la.

Onde atua? Em São Paulo, mas as ideias podem vir de qualquer lugar. A próxima edição do festival acontece na Cinemateca Brasileira (Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino, São Paulo). 

 

Colab

Colab.re 

O que é? Em vez de xingar muito no Twitter, registre os problemas da cidade nessa rede social. Os administradores do site centralizam as críticas e as encaminham ao poder público. E os participantes mais ativos ganham pontos e ficam bem no ranking.

Que diferença faz? O site transforma qualquer usuário em um possível fiscal, permitindo conhecer problemas dos locais mais diversos. Além disso, permite que as pessoas apoiem as reclamações uns dos outros. Desse jeito, dá para aumentar a pressão junto aos órgãos públicos.

Como posso ajudar? Fotografe os problemas da região onde você mora: vale mostrar a falta de lixeiras, calçadas estreitas, bueiros entupidos… Depois, descreva no site e compartilhe a reclamação no seu Facebook. Também é possível propor soluções para a cidade e avaliar as ações das prefeituras.

Onde atua? O serviço funciona para os estados de Pernambuco e São Paulo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s