Continua após publicidade

Cinco sinais do seu gato que você interpreta de forma errada

Xixi de gato pela casa, rabo balançando, abraço de gato, gato eriçado... você sabe o que esses sinais significam? Seu gato se comunica, mas nem sempre você entende...

Por Por Márcia Carini
Atualizado em 19 jan 2017, 15h43 - Publicado em 20 jan 2015, 19h33

Minha mãe tem um gato que se chama Miró. Ele tem onze anos e eu já tentei todas as formas de interação com o bicho. Nada. Ele me trata com indiferença. Pesquisei para entender os motivos e descobri que é um problema de comunicação. Eu sempre acho que todo animal interage como cachorro, mas não é bem assim. Veja abaixo cinco sinais que os gatos nos dão, mas a gente interpreta de um jeito errado. 

1) Gato com o pelo eriçado 

hallowen

Sabe aquele gato estilizado de Halloween? Eu sempre achei que aquilo era a hora do espanto e imaginava que o ataque estava muito eminente. Minha reação era bater o pé no chão – uma reação de medo da minha parte. Mas, olhe só! Gato com pelo eriçado é gato com medo. Ele encurva as costas e faz os pelos espetarem para parecer maior do que realmente é. Eu com medo dele. Ele com medo de mim… 

2) Rabo balançando

rabo de gato

Quem sempre criou cachorro, como eu, vai pensar o quê? “Ah…o gatinho está balançando o rabo, ele me ama…”. Daí, o próximo passo é o gato te meter a unha. Isso porque gato balançando o rabo é gato nervoso. Ele está agitado e a energia começa a escapar do seu corpo pelo rabo…lentamente, até tomar o corpo todo e fazer as garras pularem para fora. Ao menos, o Miró é assim…

3) Barriga para cima

cat hug

Ah, que vontade de fazer um carinho no gatinho quando ele se deita ali, indefeso de barriga para cima. Só que, quando você se atreve, ele gruda as unhas na sua mão. Parece um abraço, mas é um golpe de defesa. Gato com barriga para cima é gato que está se sentindo super bem, mas que não quer ser incomodado. O gato expõe sua parte mais frágil e isso é um bom sinal: é como se ele dissesse nessa casa eu me sinto seguro. Aprendi que o certo é sempre deixar o gato na dele. 

4) Xixi pela casa toda

Continua após a publicidade
xixi

Os cachorros fazem xixi pela casa toda quando querem te punir. “Por que você me odeia, cachorro?!” É o que você perguntaria quando o seu PET urinasse nos tapetes. Mas para o gato a coisa é diferente. O gato faz xixi na casa quando está inseguro.  O Miró é um gato educado e muito seguro – nunca fez xixi na casa da minha mãe. Mas, se algum dia fizer, já sei o que isso pode significar.

5) Ataques agressivos

agitado

Certa vez dormi no apartamento de uma amiga. No meio da noite, os gatos dela incorporaram um espírito maligno – eles passavam correndo por cima da minha cama (na sala), Eu imaginei que eles estavam me odiando ali. Mas, agora, acabo de descobrir que eles só queriam a minha atenção. Gato que faz ataques aparentemente agressivos só querem brincar. Eu poderia ter dado algumas horas de atenção para eles… mas estava morrendo de medo e me escondia sob os lençóis. 

Publicidade