Casa Created with Sketch.

Ceia de Natal vegetariana da chef chilena Mylenne Signè, do Apfel

Atenção, vegetarianos! Pedimos à chef chilena Mylenne Signè, do Apfel, em São Paulo, receitas para a ceia de Natal sem carne. Confira o resultado.

chilena

 (/)

A convite do Casa.com.br, a chef chilena Mylenne Signè, do Apfel, em São Paulo, montou uma ceia vegetarina completa e ensinou a receita. “Pensei em pratos leves, delicados e frescos, especiais para esta época de verão”, conta a chef, que tem 20 anos de experiência em gastronomia vegetariana. Em suas receitas, predomina a utilização de alimentos orgânicos e de alimentos da época, considerados mais saudáveis e saborosos por receberem menos produtos químicos. Confira o resultado que inclui Ceviche de shiitake, Ratatouille de fundo de alcachofra com figo no cuscuz marroquino e Crumble de frutas secas com sorbet de manga com gengibre.

Entrada: Ceviche de shiitake

Ingredientes

2 bandejas (aproximadamente 300 gramas) de cogumelos shiitake

1 cebola roxa

1/2 pimentão vermelho

1/2 pimentão amarelo

1/2 pimentão verde

Sumo de um limão médio 

Cheiro verde

Sal marinho (a gosto)

Azeite

Pimenta-do-reino

Pimenta rosa para um toque final

Modo de preparo

Pique a cebola, os pimentões e o cheiro verde em quadrados pequenos.  Pique o shiitake em tiras para destacá-lo do resto dos ingredientes. Macere com azeite, a pimenta-do-reino e o limão. Tempere com o sal e a pimenta-rosa e leve para a geladeira. Sirva bem gelado em um prato. Se preferir, acompanhe com folhas frescas.

Opcional: Se quiser acrescente  mangas picadas para enriquecer a apresentação.

Prato Principal:

Ingredientes

4 tomates maduros

1 dente de alho picado

1/2 quilo de fundo de alcachofras

Folhas de louro

1 berinjela

2 bandejas de figos firmes, porém maduros

Sementes de cardamomo

1/2 xícara de vinho branco seco

Folhas de manjericão e orégano frescos

Azeite de oliva

Sal marinho

Modo de preparo do Ratatouille

Corte os tomates, a berinjela e a alcachofra em cubos não muito pequenos. Em uma panela, frite o alho no azeite em fogo médio. Acrescente os tomates primeiro, o louro e o sal. Refogue por uns 10 minutos, sempre mexendo. Coloque as berinjelas, mexa novamente e adicione mais um pouco de sal e manjericão. Deixe cozinhar até que fiquem macias. Depois, coloque as alcachofras e o vinho branco e mexa. Cozinhe um pouco mais com a panela tampada. Coloque mais ervas e sal se você achar que está precisando de mais tempero. Sempre com a panela tampada e mexendo aos poucos. Acrescente umas sementes de cardamomo e mexa. Cozinhe em fogo baixo. Por último lave bem os figos e corte-os em quatro partes. Quando os demais ingredientes estiverem praticamente cozidos e macios coloque o figo e deixe ferver sem mexer muito para não desmancha-lo. Acrescente um pouco mais de vinho e deixe descansar.

Cuscuz marroquino

Ingredientes

250 gramas de cuscuz marroquino

Água

Hortelã

Sal

Limão-siciliano

Folha de orégano fresco

Folha de manjericão fresco

Modo de preparo

Na água morna, coloque hortelã, sal e umas gotas de limão-siciliano para aromatizar. Em um recipiente, verta o cuscuz marroquino. Despeje a água morna até cobrir o cuscuz e deixe hidratar. Não deixe muito hidratado (siga as instruções da embalagem do produto). Quando estiver pronto, coloque o cuscuz em uma travessa e cubra com o ratatouille. Decore com folhas de orégano e de manjericão. 

Sobremesa: Crumble de frutas secas com sorbet de manga com gengibre

Ingredientes

100 gramas de nozes picadas

100 gramas de amêndoas picadas

100 gramas de uva-passa branca

1 xícara de  aveia em flocos meios

1/2 xícara de farinha de trigo integral

150 gramas de manteiga

1/2 xícara de açúcar mascavo ou demerara

Noz-moscada ralada (só para aromatizar)

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Em uma panela, junte todos os ingredientes secos (nozes, amêndoas, uva-passa, aveia, farinha de trigo integral e o açúcar) e acrescente a manteiga até obter uma farofa compacta. Depois, coloque tudo numa forma untada por manteiga e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos. Sirva acompanhado de sorbet de manga com gengibre.

Sorbet de manga

Ingredientes

3 mangas grandes

Gengibre fresco (a gosto)

50 gramas de tofu

Açúcar mascavo ou demerara

Folha de hortelã

Modo de preparo

Descasque as mangas, corte e bata no liquidificador com o gengibre fresco. Para dar um pouco de consistência acrescente o tofu. Se achar necessário, coloque uma colher de açúcar. Coloque a mistura em uma vasilha e deixe congelar. O ideal é deixar por cerca de 12 horas. Retire do congelador e bata novamente (no liquidificador ou na batedeira). Volte ao congelador por cerca de 3 horas. Essa etapa é necessária para que o sorbet fique bem espumoso e leve, porém gelado. Sirva acompanhado do crumble de frutas secas e nozes. Decore com folhas de hortelã e lascas de gengibre ralado.

Dica: tudo pode ser harmonizado com um bom vinho branco Chardonnay ou um prosecco bem gelado.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s