Casa Created with Sketch.

Carlos Solano: Tem gente que nasceu para ser rio

Carlos Solano é arquiteto e escritor. Coordena a campanha Vamos Plantar Um Milhão de Árvores. Pesquisa a cultura popular, as terapias da casa, a ecologia e o bem-estar.

01-carlos-solano-tem-gente-que-nasceu-para-ser-rio

 (/)

“Onde correm dentro da alma os rios da alegria? Por quais geografas de tempos misturados, despenhadeiros ou vales enluarados?”, pergunta a poeta carioca Roseana Murray. A resposta é muito simples, mas, para entendê-la, precisamos aprender a ser como os rios.

Os rios são doces, ou de água doce, tanto faz, e ensinam que as situações amargas do dia a dia podem ser contornadas. Por isso, antes de usar a água para beber, lavar as vasilhas, tomar banho ou molhar o jardim, coloque uma boa intenção ou faça um pedido. “Isso carrega a água de um bem que retorna para a casa. Esse líquido é o espelho do nosso coração e o que pensamos, sentimos e falamos se reflete no nosso corpo, feito de 70% de água”, ouvi do japonês Masaru Emoto, um bem-humorado vovô de 70 anos, autor do best seller Mensagens Ocultas na Água (Cultrix), que decidiu correr o mundo e ensinar a preservar a vida depois que o primeiro neto nasceu. “As palavras ‘amor e gratidão’, deixadas à vista, criam beleza, curam e melhoram tudo o que acontece ao seu redor.” Os rios não se alargam, expandem e deságuam em algo maior? “Acho que podemos expandir as ideias do Emoto para todos os materiais e objetos”, comenta o geobiólogo Allan Lopes, que entende da saúde dos ambientes. “As paredes, móveis e decoração tocados por bons sentimentos impregnam o espaço com bem-estar e felicidade.” Além disso, diz Emoto: “O que acontece na sua casa deságua (ou reverbera) no todo maior”. Num gesto assim pode-se melhorar, um pouco, o mundo inteiro também.

Rios provocam risos? Sim! Explico: quem bebe pouco líquido fica esquecido e mal-humorado. Nosso cérebro tem 93% de água e precisa dela para funcionar bem e ficar em harmonia com a vida. “Várias doenças, como o mal de Alzheimer, podem ser prevenidas ou melhorar simplesmente com água”, assegura o doutor Emoto. Bom, se 2 litros por dia já trazem benefícios, imagine só o que fará um grande rio… Rios são ricos! Preservam o nosso bem mais precioso, a vida. Por isso, segue o recadinho: “A missão do povo do Brasil é a de ser o cuidador para a humanidade da imensa quantidade de água que possui”, me disse o doutor Emoto, em passagem por aqui. “Mas precisa dar valor à natureza, cujo principal componente é a água.” Quem ama cuida. Quem não ama polui, e rio poluído nos adoece… Para o mestre, o que envenena a água de qualquer pessoa é a briga e a discórdia. Além do cloro, que prejudica o corpo. Mas, para ele, as boas intenções conseguiriam purificar tais toxicidades. Comprovou isso com fotos belíssimas de moléculas de água que se modificaram por palavras, figuras, músicas ou orações. “A água é o que liga o divino ao humano, é o mensageiro de Deus”, é a conclusão dele. Pronto, chegamos na resposta. Como somos feitos de água, se formos doces, expandirmos a mente, rirmos muito, preservarmos a vida, seremos divinos rios de alegria! Tem gente que nasceu para ser rio… Você por exemplo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s