Casa Created with Sketch.

Carlos Solano: É tempo de florar a alma

Carlos Solano é arquiteto e escritor. Coordena a campanha Vamos Plantar Um Milhão de Árvores. Pesquisa a cultura popular, as terapias da casa, a ecologia e o bem-estar.

01-carlos-solano-tem-gente-que-nasceu-para-ser-rio

 (/)

Suave ano novo! Quero dizer, S. U. A. VI., o sistema único de aromaterapia vibracional criado pela psicóloga paulista Sandra Spiri. Com as receitas que ela me passou, proponho acolhermos em casa quatro convidados especiais: o guerreiro, o curador, o visionário e o mestre. Eles representam aspectos básicos do coração humano. Juntos, aromas e atitudes ajudam a florescer a alma.

Para começar, acolha o guerreiro, que faz a vida se alargar com coragem, seguindo uma receita da Sandra: “Em uma base neutra de sabonete líquido (100 ml), pingue 6 gotas de óleo essencial de manjericão (criatividade e produtividade), 7 gotas de óleo de alecrim (mudanças profundas) e 3 gotas de óleo de gengibre (expande a vontade), mentalizando a cor laranja, que induz ao movimento e à fluidez. Use no banho ou coloque no lavabo para toda a família se beneficiar”. O guerreiro é a força que ajuda a ir além, em busca dos próprios sonhos. O curador traz saúde e carinho para a casa. Para atraí-lo, “ferva 1 litro de água e acrescente pétalas de rosas brancas (inocência e amor). Desligue e tampe. Após esfriar, coloque 3 gotas de óleo essencial de olíbano (espiritualidade) e 5 gotas de óleo de lavanda (contra exaustão e depressão). Pingue o preparo nos quatro cantos da casa, diretamente no piso, no rodapé ou no peitoril das janelas, imaginando a pureza dos anjos limpando e protegendo o lugar, e uma luz verde trazendo saúde para a casa”. O curador dissolve os espinhos do passado e projeta um futuro de beleza.

O visionário acorda nossos ideais de vida. Em uma lua nova, que traz renovação, ajude-o a se aproximar “adicionando em 1 litro de água fervente uma casca de laranja ou limão (contra preocupações), dois paus de canela (estimula a consciência) e folhas de erva-cidreira (abre-caminho mental). Deixe ferver por cinco minutos. Desligue e destampe para que o aroma se espalhe pela casa”, me diz Sandra. O visionário vive a plenitude com intuição e verdade.

Por fim, abra as portas para o mestre. É ele quem ensina a clareza (“Tudo tem o momento certo.”), discernimento e desapego (“Quando algo acaba, acaba.”). Em uma base neutra de creme (60 gramas), utilize 9 gotas de óleo essencial de laranja-amarga (para crescer sem receio do sucesso), 9 gotas de óleo de petitgrain (amplia o brilho interior), 4 gotas de óleo de gerânio (ajuda a busca dos ideais) e 10 gotas de óleo de vetiver (fortalece ações e enraíza projetos). Use no corpo, mentalizando a cor azul-índigo, como se espalhasse a sabedoria do mestre em suas emoções e pensamentos.

O bom é convidar esses quatro visitantes separadamente, escolhendo aquele que for mais necessário no momento. Quem quiser conhecer mais sobre eles pode ver o livro O Caminho Quádruplo, editora Ágora, de Angeles Arrien. Um toque útil: para viabilizar economicamente as receitas, os óleos essenciais podem ser compartilhados. É tempo de a alma florar, não espere mais. Busque uma nova atitude e aproveite: aromas também perfumam o coração.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s