Continua após publicidade

Bem-estar, superação, felicidade e fé nas lentes de Araquém Alcântara

Por Da redação
Atualizado em 20 dez 2016, 15h59 - Publicado em 15 out 2012, 17h33

O fotógrafo Araquém Alcântara capta com maestria o mais puro sentimento nas fotos que faz em tantos e tantos recantos do Brasil e do mundo. A pedido da revista Bons Fluidos, ele selecionou essas quatro imagens que representariam o bem-estar, a superação, a felicidade e a fé. 

araquem-alcantara-fe-felicidade-01

Bem-estar

“Estas crianças são da comunidade Cristo Menino (Barcelos, AM), que vive da pesca e do extrativismo da piaçava. A floresta rodeia as casas e é lá o parque de diversões delas. Quando as vi, brincavam nas raízes desta magnífica sumaúma, a maior árvore da Amazônia, com 25 m de altura. Mas elas não estavam somente se divertindo, pareciam relaxar, descansar sobre o tronco.”

Continua após a publicidade

 

 

araquem-alcantara-fe-felicidade-02

Superação

Para mim, este homem é o típico herói brasileiro. Ele vive às margens do rio Curuá (Barcelos, AM) e seu trabalho é coletar piaçava. Para isso, ele percorre a selva úmida durante uma semana, dormindo e se alimentando mal. Ainda atravessa vários igarapés, como mostra a foto, para levar o produto de seu trabalho até a beira do rio. O que ganha mal sustenta a família.”

 

 

araquem-alcantara-fe-felicidade-03

Felicidade

Continua após a publicidade

Olhar esta jovem, nativa da cidade baiana de Itaeté, nadando nas águas do lago Azul, na Chapada Diamantina, BA, me mostrou o que é felicidade. Ela estava envolta em uma bolha de água, em completos silêncio e paz, como se estivesse retornando ao grande útero da Terra. Lugar onde não existe estresse, preocupações, medos, tristezas. É a felicidade plena.“

 

 

araquem-alcantara-fe-felicidade-04

Eles viajaram na traseira de um caminhão, durante dois dias, de Catolé do Rocha, na Paraíba, para celebrar o aniversário de morte do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, no Ceará. Na chegada, vestem trajes típicos da festa, como o Padim Ciço, Nossa Senhora das Dores, o sertanejo e os anjos, e desfilam na procissão. O cansaço e o Sol a pino não esmorecem a fé em momento algum.”

Publicidade