Casa Created with Sketch.

Aquecimento para a Páscoa: bacalhau com temperos brasileiros

Nesta receita, sugerida pelo restaurante Charpentier, o peixe vai acompanhado de pimentão, cheiro verde e pimenta.

Um bacalhau a la brasileira pediria temperos bem típicos e que usamos no dia a dia. Essa é a proposta do chef Murilo Carvalho, do restaurante Charpentier, em Campos do Jordão (SP). A receita que ele sugere para o especial de Páscoa do Casa.com.br é de bacalhau com temperos brasileiros: vai cheiro verde, alho, pimentões e pimenta… Gostou da ideia? Então confira o passo a passo e prepare em casa essa versão do peixe tradicional da Páscoa.

brasileira_media

 (/)

 

Ingredientes

400 g de bacalhau dessalgado (duas postas de 200 g, em média)

2 batatas médias

2 cebolas brancas

60 ml de azeite de oliva extra virgem

300 ml de água

1 maço de cheiro verde (salsinha e cebolinha)

2 dentes de alho

1 caixa de extrato de tomate

1 tomate

1 pimentão verde

1 pimentão amarelo

50 g de azeitona preta

1 pimenta vermelha

1 folha de louro

Sal e pimenta do reino preta moída na hora

1 ramo de alecrim para decorar

 

Modo de preparo

O primeiro passo é dessalgar o bacalhau na água, mantendo-o na geladeira. Troque a água três vezes ao dia durante dois dias. No dia do preparo do peixe, comece picando a cebola, os pimentões e o tomate em cubos pequenos, separadamente. Pique também a pimenta vermelha, retirando as sementes para não ficar muito ardido. O alho e o cheiro verde devem ser picados bem finos e da salsa, apenas as folhas.

As batatas devem ser cozidas com casca em água e sal. Retire a pele depois que elas estiverem cozidas e corte-as em rodelas. 

Agora é hora de começar a preparar o bacalhau de fato. Aqueça o azeite, frite o alho ligeiramente e logo acrescente a cebola. Quando ela estiver brilhosa e translúcida, acrescente 300 ml de água, uma folha de louro e o bacalhau. Cozinhe até que a água esteja pela metade. Corrija o sal, acrescente a pimenta do reino e deixe cozinhar um pouco mais, com cuidado para que o bacalhau não se desmanche. Cuide para que sobre um pouco do caldo do cozimento.

Aqueça o azeite e refogue rapidamente um pouco mais de alho, a pimenta vermelha, os pimentões, as azeitonas e o tomate, e refogue rapidamente. Reserve metade para decorar o bacalhau. Na outra metade, colocar o extrato de tomate e prosseguir refogando, usando um pouco da água do cozimento do bacalhau. Quando o molho estiver pronto, colocar o cheiro verde picado por cima. Por fim, dourar as rodelas de batatas no azeite e no final colocar o sal e a salsinha picada.

Para montar o prato, coloque o molho no fundo de cada prato e, por cima, o bacalhau. Então cubra-o com os pimentões e azeitonas que foram reservadas. As rodelas de batata devem ser enfileiradas ao lado do bacalhau. O toque final é dado pelo galhinho de alecrim para decorar.

 

Charpentier Restaurante – Hotel Frontenac

Av. Dr. Paulo Ribas, 295, Campos do Jordão/SP

Tel.: 12 3669-1000

www.frontenac.com.br

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.