Casa Created with Sketch.

Antelope Canyon: o espetáculo da eternidade

Antelope Canyon, no sudoeste dos Estados Unidos, fascina pela explosão de cores e pelo repouso sereno de suas formações rochosas.

À primeira vista, as fotografias de Peter Lik despertam o desejo. De tê-las por perto, explodindo em sensações. Ou estarmos na mesma paisagem, às vezes envolvida em bruma, às vezes sob um teto de estrelas ou ainda vibrando pela captação de cores que parecem ter sido fabricadas – e seriam facilmente se o fotógrafo australiano não soubesse o lugar exato e a luz mais precisa para que o tingimento fosse obra da natureza e não dele. “É tudo uma questão de luz. Acordar cedo, estar atento até tarde. As melhores horas para fotografar são a  alvorada e o crepúsculo, porque nesses momentos a mãe natureza revela seu mistério. Meu desafio é tentar capturá-lo”, diz ele, que rodou 80 mil quilômetros do território norte-americano para fazer o livro Spirit of America, em que consta o ensaio de Antelope Canyon. Nas fotos,  Peter mostra de maneira plástica e poética a paisagem que lhe toca e nos deixa com a respiração suspensa. Um trabalho de pesquisa, técnica e um não menos importante milésimo de sorte. Podemos adicionar ainda um extra de aventura e magia. Na fusão entre o momento e o clique, homem e câmera são um. Câmera e emoção. Aqui e agora como diz a filosofia budista. Seria todo fotógrafo aprendiz de Buda por um instante? Seriam eles os mais fiéis discípulos de Deus a registrar em imagens o indizível? “Descobri que meu trabalho é minha fé e a natureza minha igreja”, conclui o fotógrafo das paisagens.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s