Ano Novo Chinês: Celebre a chegada do Ano do Tigre com estas tradições!

É comum decorar a casa com vermelho e reunir a família no festival da China. Entenda por quê e confira outros costumes:

Por Redação Atualizado em 1 fev 2022, 11h42 - Publicado em 1 fev 2022, 13h00
Pessoas no ano novo chinês
Jeyakumaran Mayooresan/Unsplash

Também conhecido como Ano Novo Lunar ou Festival da Primavera, o Ano Novo Chinês é o festival mais importante da China e um grande evento em alguns outros países do Leste Asiático. No entanto, as suas celebrações também vêm sendo realizadas cada vez mais em cidades ocidentais nos últimos anos, a exemplo de Nova York, Londres, Vancouver e Sydney.

O festival celebra o início de um novo ano no tradicional calendário lunisolar chinês e, tradicionalmente, era um momento para honrar divindades e ancestrais, tornando-se também um momento para festejar e visitar membros da família.

Ano novo chinês
Rumman Amin/Unsplash

As celebrações do Ano Novo Chinês duram cerca de duas semanas, desde a véspera até o Festival das Lanternas, realizado no 15º dia do ano lunar. Os costumes e tradições regionais variam muito, mas compartilham o mesmo tema: despedir-se do ano velho e acolher a sorte e a prosperidade de um ano novo.

Neste ano, o festival cai no dia 1º de fevereiro de 2022 (também conhecido como hoje, rs), uma terça-feira, iniciando um ano do Tigre. O feriado na China será de 31 de janeiro a 6 de fevereiro de 2022. Quer entender mais sobre as tradições? Confira:

Data

A data do Ano Novo Chinês é determinada a partir do calendário lunar chinês. Em 2022, o festival caiu numa terça-feira, dia 1º de fevereiro. Mas a data muda a cada ano, mas sempre cai em algum dia do intervalo de 21 de janeiro a 20 de fevereiro.

Por que Tigre?

 

Ano do tigre
NSC Total/Reprodução

Cada ano chinês está associado a um signo animal de acordo com o ciclo do zodíaco chinês, que apresenta 12 animais na ordem: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão, Porco.

Este ano é o ano do Tigre. Os últimos anos deste signo foram 1950, 1962, 1986, 1998 e 2010. Se você nasceu em um desses anos, seu signo do zodíaco chinês é o Tigre, que está associado à força, bravura e exorcismo de males.

Mas há diferenças entre os últimos festivais do signo. Por exemplo, 2010 foi um ano do Tigre Dourado, enquanto 2022 é um ano do Tigre da Água – que ocorre apenas a cada 60 anos.

Acredita-se que quem nasceu em um ano do Tigre vai experimentar má sorte em 2022. Mas, calma: se é o seu caso, basta usar vermelho. A cor deve trazer boa sorte.

E, claro: estes signos sempre correspondem ao calendário lunar. Ou seja: o ano do Tigre só começa hoje, no dia 1º de fevereiro.

Origem do festival: o mito de Nian

 

Dragão chinês
Jacob Buchhave/Unsplash

O Ano Novo Chinês tem uma história de mais de 3.000 anos e está associado a vários mitos. Um deles fala sobre a besta mítica Nian (lê-se “nien”, que soa o mesmo que “ano” em chinês), que aparece toda véspera de Ano Novo Lunar para comer pessoas e gado.

Para espantar o monstro, os chineses exibiam papel vermelho, bambu queimado, velas acesas e vestiam roupas vermelhas. Essas tradições foram mantidas até os dias atuais.

Tradições

 

Faxina e decoração vermelha

 

As pessoas fazem uma limpeza completa em suas casas antes do Festival da Primavera (será que o termo “spring cleaning” vem daí?). A faxina simboliza a varrida da má sorte do ano anterior e o preparo das casas para o recebimento da boa sorte.

Decoração vermelha para ano novo chinês
Lalitphat Phunchuang/Unsplash

Já o vermelho é a cor principal do festival, pois acredita-se que ela seja uma cor auspiciosa para o Ano Novo Lunar, denotando prosperidade e energia – que afastam os maus espíritos e a negatividade. Lanternas vermelhas pendem nas ruas, enquanto dísticos da mesma cor e fotos de Ano Novo são colados nas portas.

Continua após a publicidade

Veja também

Sacrifícios aos ancestrais

Honrar os mortos é uma tradição do Ano Novo Chinês que se mantém fiel à palavra. Muitos adeptos do festival visitam os túmulos de seus ancestrais na véspera do Ano Novo Chinês, oferecem sacrifícios aos ancestrais antes do jantar de reencontro (para mostrar que estão deixando seus ancestrais “comer” primeiro), e adicionam um copo extra na mesa de jantar na véspera de Ano Novo.

Jantar em família

O Ano Novo Chinês é um momento para as famílias estarem juntas. A sua véspera é o momento mais importante: onde quer que estejam, espera-se que as pessoas estejam em casa para celebrar o festival com suas famílias.

Esta celebração é chamada de “jantar de reunião”. Grandes famílias de várias gerações sentam-se em torno de mesas redondas e desfrutam da comida e do tempo juntos.

Trocando presentes

 

Homem fazendo presentes para ano novo chinês
Hiep Duong/Unsplash

No Ano Novo Chinês, há também a tradição da troca de presentes. Os mais comuns são envelopes ou pacotes vermelhos que contêm dinheiro e geralmente são dados a crianças e idosos (aposentados).

Este envelope é chamado de ya sui qian (压岁钱 /yaa sway chyen/), que significa “suprimir Sui [o demônio] dinheiro”. Aos que o recebem, deseja-se mais um ano de paz e segurança.

A quantidade de dinheiro varia de alguns reais a várias centenas. As superstições chinesas favorecem quantidades que começam com números pares, como 8 (um homófono para “riqueza”, em chinês) e 6 (um homófono para “suave”), exceto o número 4, pois rima com a palavra que significa “morte”.

Outros presentes populares do Ano Novo Lunar são álcool, chá, frutas e doces.

Bombinhas e fogos de artifício

De exibições públicas nas principais cidades a milhões de celebrações privadas nas áreas rurais da China, soltar bombinhas de fogo e fogos de artifício é uma atividade festiva indispensável. É uma forma de espantar o mal e dar as boas-vindas à chegada do novo ano.

Bilhões de fogos de artifício acontecem na China às 12h e nos primeiros minutos do Ano Novo Chinês, o máximo em qualquer época do ano.

Dança do leão e do dragão

 

Dragão chinês
Ridwan Meah/Unsplash

As danças do leão e danças do dragão são amplamente vistas na China e Chinatowns em muitos países ocidentais durante o período do Ano Novo Lunar. Elas são realizadas para trazer prosperidade e boa sorte para o próximo ano ou evento.

Existem mais tradições e costumes do Ano Novo Chinês, como usar roupas novas, ficar acordado até tarde na véspera do Ano Novo Chinês, assistir à Gala do Festival da Primavera, entre outras.

Comidas festivas

 

Comida festiva do ano novo chinês
Cera/Unsplash

A “comida da sorte” é servida durante a temporada de 16 dias do festival, especialmente no jantar de reunião de família da véspera de Ano Novo. O peixe é uma obrigação, pois é um homófono da palavra “excedente”, em chinês, e simboliza a abundância.

Já os bolinhos de lingotes são compartilhados como um sinal de unidade familiar e prosperidade. As pessoas comem o Niángāo (bolo de arroz glutinoso) para simbolizar uma renda ou posição mais alta, pois a palavra soa como como “alta do ano”.

Superstições

Já deu para perceber que o som das palavras importa muito para eles, não é? Mas isso tem um motivo. O povo chinês acredita que o início do ano afeta todo o resto, então o Festival da Primavera é uma época de superstições. Acredita-se que a aparência de algo (cor ou forma) e como seu nome soa dá a ele um significado auspicioso ou malfadado.

Há muitas coisas que você não pode fazer, como não varrer no dia de Ano Novo, caso contrário você vai “varrer toda a sua sorte”. Também não se deve comer mingau no café da manhã, caso contrário você “ficará pobre no próximo ano”. E não é indicado lavar as suas roupas e cabelos (no dia de Ano Novo), caso contrário, você “lavará a fortuna”.

*Via China Highlights

Continua após a publicidade

Publicidade