Continua após publicidade

Agência quer mudar placa que representa idosos

Nada de velhinhos encurvados! Os publicitários da agência Garage IM lançaram uma campanha online para criar um novo ícone para os maiores de 60

Por Da redação
Atualizado em 20 dez 2016, 15h28 - Publicado em 21 jun 2013, 01h34
agencia-quer-mudar-plaquinha-que-representa-idosos

Como você se imagina com 60 anos? Se você espera ter um corpo firme e andar sem muita dificuldade, não vai gostar de ver a placa que marca o assento preferencial de idosos em locais públicos – aquela silhueta azul de um homem encurvado e apoiado em uma bengala.

Para mudar essa imagem, a agência de comunicação na internet Garage IM lançou uma campanha para encontrar um novo ícone para a terceira idade. A equipe baseada em São Paulo abre segunda-feira um site em que interessados podem compartilhar inspirações para o novo símbolo. Vale mandar um rascunho de como deveria ser o ícone, uma música que retrata a terceira idade, ou até uma frase ou poesia. O site recebe sugestões até o fim de julho. Dois designers contratados pela agência usarão as sugestões para criar cada um uma versão do pictograma. Tudo foi financiado por meio de campanhas na internet.

Quando as imagens estiverem prontas, a empresa promete oferecê-las para a Associação Brasileira de Normas Técnicas. Caso a associação adote e recomende os novos pictogramas, seu uso deverá aumentar no Brasil (a ABNT aconselha o uso dos símbolos, mas não tem poder de torná-los obrigatórios). Mesmo que a ABNT não abrace os símbolos, ele será usado em supermercados e shoppings centers contatados pela empresa.

Por que os idosos precisam de um novo símbolo?

Essa história começou quando Max Petrucci, o presidente da Garage, desenvolveu um projeto destinado a idosos. “Descobrimos que o envelhecimento é uma questão deixada de lado no Brasil”, conta empresário de 45 anos. Ele mesmo conta que até então nunca tinha pensado na velhice. “Estamos vivendo cada vez mais, porém construímos uma imagem deturpada da terceira idade. Segundo essa visão, envelhecer é só ruim. E, aos 60, a pessoa se torna caquética como no pictograma”.

Continua após a publicidade

Já era hora de repensar o símbolo. O Brasil tem 23 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Em 2040, serão 54 milhões, segundo cálculos feitos em 2008 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ligado à presidência da república.

Inicialmente, o projeto fez uma competição de propostas no site Itsnoon. Mais de 400 pessoas submeteram suas sugestões de pictogramas – dez dos quais foram selecionados e ganharam um prêmio de R$ 500. A ideia original era expor os vencedores em 600 bares e restaurantes de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

Conheça na galeria abaixo dez propostas escolhidas para a competição original. Você acha que os pictogramas representam os idosos do Brasil?ia quer mudar placa que representa idosos

Publicidade