Casa Created with Sketch.

6 vídeos de até 20 minutos para entender melhor sobre design, arquitetura, arte e cidade

Assista às palestras do TEDx Av das Nações Unidas, feitas por pessoas como Márcio Kogan, Renata Falzoni e Ale Youssef

Há duas semanas, São Paulo recebeu o TEDx Av das Nações Unidas, uma série de palestras sobre arte, arquitetura, design e qualidade de vida nas cidades grandes. As palestras têm até 20 minutos e foram ministradas por pessoas famosas por inovar nessas áreas, como o arquiteto Márcio Kogan, a cicloativista Renata Falzoni e o produtor cultural Ale Youssef. O Casa.com.br cobriu o evento e você confere as palestras aqui embaixo.

 

Marcio Kogan em um caso de incrível fracasso

Projetando construções de design limpo e extrema atenção aos acabamentos, o arquiteto Márcio Kogan ganhou prêmios no Brasil, Estados Unidos e até no World Design Festival, em Barcelona. Graças à fama, o escritório fundado por ele, Studio MK 27, recebeu convite para fazer um projeto na cidade chinesa de Guangzhou.  Em sua apresentação, Kogan conta os choques culturais na viagem à China e explica porque esse foi “um caso de incrível fracasso do escritório”.

Design para todos, com todos, por todos

Bom design não serve só aos ricos. Além disso, pode ser feito em parceria com pessoas de pouco estudo, sem formação alguma na área. E, as vezes, é feito sem ajuda de designers. É isso que defende em sua palestra Adélia Borges, jornalista e ex-diretora do Museu da Casa Brasileira. Para comprovar, apresenta projetos como o triciclo elétrico Trikke criado pelo brasileiro Osorio Trentini e considerado pela revista Time uma das maiores invenções de 2002. Ela também mostra o valor de objetos criados pelos vendedores ambulantes, como os carrinhos multicoloridos para vender café usados em Salvador.

 

Metrópoles precisam de ciclistas

“Quando comecei a andar de bicicleta, ficou claro que quem está dentro do carro está em uma prisão”, diz a cicloativista e repórter Renata Falzoni. Ela tem autoridade para falar no assunto: pedalou por 25 países do mundo e fundou o clube de ciclismo noturno Night Bikers, que já passou dos 2500 membros. No vídeo, Renata conta suas experiências e defende a bicicleta como meio de transporte nas cidades.

Obras de arte gigantes

O artista Eduardo Srur é figura frequente nas primeiras páginas de jornal. Suas intervenções urbanas em São Paulo usam objetos comuns e conseguem atrair a atenção para os problemas das cidades grandes. Foi dele, por exemplo, a ideia de colocar garrafas PET gigantes e coloridas no leito de  margens de concreto do rio Tietê, em 2008. Dois anos antes, havia instalado caiaques tripulados por manequins vestindo roupas esportivas no poluído rio Pinheiros. Os barcos encalharam na água cheia de lixo. Nessa palestra, o artista conta a sua trajetória e os bastidoreas de sua arte.

Arte urbana revitaliza a cidade

Quando foi coordenador da juventude da Prefeitura de São Paulo, Ale Youssef a cultura produzida nas ruas: grafite, hip-hop, arte urbana, novo rock… Fascinado, deixou a política e virou produtor cultural. Em sua palestra, Yooussef conta como fundou a casa de shows Studio SP e foi um dos pioneiros na revitalização da Rua Augusta, em São Paulo. Antes decadente, a área tornou-se um dos pólos culturais da cidade.

A cidade mexe com a arquitetura

Como a arquitetura influencia a cidade? E como as cidades influenciam a arquitetura? O arquiteto Martin Corullon, do escritório Metro, responde a essas perguntas apresentando projetos. Um é o projeto expográfico da 30ª  Bienal de São Paulo. Outro é uma provocação e não deve ser construído: espalhar arranhas-céu a cada 4,5 km da cidade de São Paulo. O topo de todos as torres estaria na mesma altura do pico do Jaraguá, ponto culminante de São Paulo.

O que é o TED?

As conferências TED surgiram em 1984, no Vale do Silício, Estados Unidos, com o tema “Ideias que merecem ser espalhadas”. A série de palestras curtas com profissionais de tecnologia, entretenimento e design (daí a sigla) virou uma conferência anual transmitida pela internet que aborda os mais diversos temas. A ideia se espalhou. Hoje as conferências TED organizadas de forma independente – chamadas TEDx – acontecem em boa parte do mundo. As palestras do TED estão disponíveis aqui e as do TEDx, aqui. Algumas têm legendas em português.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.