5 jeitos de reaproveitar a borra de café

Tudo na cozinha pode ser reaproveitado, inclusive a borra do cafezinho. Veja como!

Por Redação Atualizado em 29 nov 2016, 20h53 - Publicado em 24 mar 2016, 19h28
jeitos-de-reaproveitar-a-borra-de-cafe

O café é essencial na vida da maioria de nós, desde a xícara que tomamos de manhã até aquela pausa para o cafezinho no trabalho. Entre tantos goles da bebida, ignoramos completamente o que fazemos com a borra – o destino é sempre o lixo. Mas como sustentabilidade, além de necessário, é tendência, compartilhamos essa lista com cinco jeitos de reaproveitar a borra da bebida favorita do Brasil.

  • O cheirinho da geladeira vai embora se você colocar um pequeno pires com borra de café em uma das prateleiras – os odores são absorvidos com eficiência por até duas semanas.
  • Cebola e alho são ótimos na comida, mas o cheiro deles vai acompanhar suas mãos o dia todo… a não ser que você esfregue-as na borra de café! Esse truque também funciona em vasilhas que armazenaram alimentos com odores fortes, como peixe. É só esfregar a borra e enxaguar.
  • Meia xícara de borra de café com cinco xícaras de água quente: esse é o segredo para o fim do mau cheiro em ralos e bueiros.
  • A borra que você descarta é muito rica em nutrientes que podem tornar sua planta mais forte e saudável, um ótimo fertilizante. Mas seu uso não pode ser exagerado – recomenda-se o uso de quatro partes de borra de café para dez de terra, a cada quatro meses. Outra maneira de reaproveitá-la como adubo é diluir 100 gramas de borra para um litro de água. Minhocas também gostam de café e são grandes aliadas de qualquer jardim, então aposte na combinação da borra com serragem para atraí-las.
  • Lesmas, formigas e pequenas pragas (menos minhocas) fogem do café, tornando-o repelente ideal se você sofre com a ação delas em sua casa. Coloque borra seca na base de suas plantas ou naquele caminho que as formigas sempre fazem dentro do armário!
Publicidade