Obras de Almeida Júnior viram bonecos de crochê na Pinacoteca
Para homenagear Almeida Júnior, a Pinacoteca cria e oferta duas releituras das obras do artista que fazem parte do acervo do museu
iti malia :3 Quem visita agora a Pinacoteca de São Paulo pode se encantar e adquirir duas fofurinhas feitas de crochê. Em homenagem a duas obras do acervo do museu, a instituição se uniu a Rebags para criar a Saudade e o Caipira.
Os bonecos fazem uma ode, respectivamente, à pintura “Saudade”, 1899, de Almeida Júnior, e a à icônica obra “Caipira Picando Fumo”, 1893, do mesmo artista, ambas pertencentes ao acervo do museu.
A Pinacoteca conserva um acervo representativo do artista, tanto em termos quantitativos – um terço do total de obras produzidas por Almeida Junior – como qualitativos, já que integram a coleção algumas de suas telas mais emblemáticas, a exemplo dessas que agora ganham versão em crochê.
Almeida Júnior (1850-1899) foi um dos poucos artistas de São Paulo a conquistar prestígio no meio acadêmico do século 19, pintando sobretudo temas regionais paulistas. Não à toa, a data de nascimento do pintor (8 de maio) tornou-se oficialmente o Dia do Artista no País.
As fofurinhas de crochê podem ser adquiridas na loja da Pinacoteca por R0. (Preço divulgado em setembro/2019)
Pina Loja
De quarta a segunda, das 10h às 17h30 – com permanência até as 18h
Pinacoteca – Edifício Luz
Praça da Luz 2, São Paulo, SP
Ingressos:
Entrada inteira: R$ 10
Meia-entrada: R$ 5 (para estudantes com carteirinha)
Menores de 10 anos e maiores de 60 são isentos de pagamento *.
Aos sábados, a entrada da Pina é gratuita para todos.
A Pina Estação é gratuita todos os dias.