Mural em capela homenageia médicos chineses no combate ao coronavírus

A obra do designer Duyi Han reconhece o altruísmo dos médicos que estão tratando pacientes infectados com o coronavírus em Hubei

Por Ana Carolina Harada Atualizado em 19 mar 2020, 15h48 - Publicado em 10 fev 2020, 16h21
Reprodução/Casa.com.br

Em momentos de crise mundial, como este da epidemia do coronavírus, é fácil acabar esquecendo do sacrifício que algumas pessoas fazem para ajudar as outras, mesmo colocando a própria vida em risco.

Reprodução/Casa.com.br

Foi pensando nos médicos que estão atendendo pacientes infectados, que o designer Duyi Han criou um novo mural para uma igreja em Hubei, na China, local onde a doença surgiu. Em sua conta de Instagram, ele coloca uma foto de dois médicos exaustos descansando antes de apresentar a obra.

Reprodução/Casa.com.br

Ali, não há anjinhos, santos ou cenas bíblicas. Chamado de “Os santos vestem branco”, a obra cobre as paredes e o teto da capela com imagens de figuras vestidas com roupas anti-contaminação, necessárias no tratamento de doenças infecciosas.

Reprodução/Casa.com.br

Ainda que as imagens não sejam exatamente o que se esperaria encontrar em uma igreja, o estilo de representação é o mesmo dos afrescos tradicionais, incluindo a disposição dos desenhos e tamanhos de cada figura. Ao invés de um altar, uma maca branca ocupa o espaço logo abaixo das mãos dos três médicos, representando a nobreza e o altruísmo desses homens e mulheres.

Continua após a publicidade

Publicidade