Casa Created with Sketch.

Japan House SP apresenta instalação artística de Tadashi Kawamata

A intervenção exclusiva, feita com mais de 180 mil hashis, ocupa segundo andar do centro cultural, entre os dias 4 de fevereiro e 12 de abril

 (Divulgação/Casa.com.br)

Destaque na cena contemporânea internacional e reconhecido por suas instalações de grande dimensão com materiais pouco convencionais, o artista japônes Tadashi Kawamata é o próximo expositor na Japan House São Paulo.

De 4 de fevereiro até 12 de abril, a obra “Construção” ocupará o segundo piso do centro cultural e foi construída a partir de hashis – aquelas pequenas utensílios usados pelos japoneses como talher.

Em seu trabalho, Kawamata levanta questões sobre as necessidades e os desejos humanos, por meio de um estudo cuidadoso, que oferece ao expectador um novo ponto de vista do local em que a obra se encontra.

Famoso pelo reaproveitamento dos mais variados tipos de materiais como fragmentos de madeira, pranchas, barris e cadeiras, em “Construção” – obra idealizada após uma visita do artista à Japan House São Paulo em 2019 – ele usa mais de 180 mil hashis (90 mil pares) e evidencia um organismo que reage ao espaço em que está inserido, em uma movimentação que toma grande escala no centro cultural.

 (Divulgação/Casa.com.br)

Para ressaltar a versatilidade do trabalho de Kawamata, a mostra apresenta também uma série de fotos e vídeos das principais intervenções realizadas ao longo de sua carreira, compondo um panorama histórico do artista.

“Kawamata ocupa a Japan House São Paulo com essa massa simultaneamente densa e leve de hashis, alterando a natureza desse objeto tão simples e corriqueiro, que usamos de forma mecânica, sem muita atenção. Envolve seus visitantes nesse novo ambiente que cria, enaltecendo o material e a sua essência ao tirá-lo de seu contexto. E desconcerta o público com essa intervenção artística e arquitetônica, ao modificar a paisagem com a qual estão acostumados”, comenta Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da Japan House São Paulo.

 (Divulgação/Casa.com.br)

Na obra, os hashis usados são materiais de refugo – ou seja, seriam descartados por não atenderem as exigências de padrões para sua finalidade tradicional.

Mas o mais legal de tudo é que: por meio de uma proposta da própria Japan House, a montagem da obra contou com a colaboração de dezenas de estudantes, que participaram do Programa de Voluntariado da instituição, no qual jovens universitários de artes, de arquitetura e de design tiveram a oportunidade de auxiliar na montagem da instalação, sob supervisão da equipe do artista.

 (Divulgação/Casa.com.br)

No total, foram mais de 350 voluntários inscritos de diversas universidades de São Paulo. “O envolvimento da comunidade estudantil neste projeto foi fundamental e reforça a importância dada aos diferentes tipos de intercâmbio cultural que promovemos na Japan House São Paulo”, relata Natasha. Este processo colaborativo segue a lógica que permeia o trabalho do artista em toda sua carreira.


“Construção” – Tadashi Kawamata

Quando: de 4 de fevereiro a 12 de abril de 2020.

Terça-feira a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h.

Onde: Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52.

Quanto: Entrada gratuita.

Mais informações: aqui.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s