Casa Created with Sketch.

A Galeria Yankatu expõe painéis de artesanato de designer mineira

A exposição "Maria, eu te daria meu jardim de flores" traz painéis de manualidades dedicados às Marias artesãs

A Yankatu, em São Paulo é conhecida por respeitar o tempo e a arte. A idealizadora da galeria, Maria Fernanda Paes de Barros, é responsável por resgatar a alma das peças expostas por lá, sempre buscando novas maneiras de receber e compartilhar cultura, informação e vida com as exposições. 

As portas da galeria se abrem nesta quarta-feira, dia 5 de junho, para espalhar flores do jardim de Daniela Karam, designer mineira, nascida em Tiradentes. A linguagem usada por Daniela ultrapassou o papel e se encontrou em novos tecidos e materiais na exposição “Maria, eu te daria meu jardim de flores“.

 (Reprodução/Casa.com.br)

Estampas exclusivas foram criadas para a marca DK – Alfaiataria para casa, de sua própria autoria. A exposição é “um convite à contemplação, a um parar que permite que o tempo continue passando enquanto apreciamos sem pressa as sutis camadas que recobrem nossa alma”, explica Maria Fernanda. 

Daniela busca inspirações nos “panos de amostra”, dos bordados de sua mãe, onde cabem todos os pontos que se transformam em estampas. Observando eles, a designer criou uma série de painéis com interferências manuais e tecidos. Quem visitar a exposição poderá conhecer de perto o trabalho feito com seda, linho, algodão, alinhavos, bordados e muita paciência. “Numa metáfora entre texturas e linhas, fui amarrando meus sentimentos e dedicando em camadas sutis as várias nuances femininas”, relata a designer.

 (Reprodução/Casa.com.br)

 

A exposição “Maria, eu te daria meu jardim de flores” traz painéis dedicados às mulheres fortes e importantes que passaram pela vida da designer, com o nome Maria. Ainda há um detalhe especial: à frente de cada painel fica posicionado uma cadeira Rosa, assinada por Maria Fernanda, “para sentar, sentir, contemplar e se entregar a cada memória despertada”, completa Daniela.

 (Reprodução/Casa.com.br)

 

Uma surpresa ainda aguarda os visitantes: Daniela separou 200 flores de papel para distribuir para os visitantes como forma de agradecimento. “Elas terão o ‘perfume da minha mãe’, bem suave”, diz a designer.

 (Reprodução/Casa.com.br)

SERVIÇO “Maria, eu te daria meu jardim de flores”

Quando?

Abertura: 5 de junho, às 18h
Visitação: 6/06 até 20/06, de segunda à sábado, das 14h às 19h

Onde?

Estúdio | Galeria Yankatu – Rua Professor Filadelfo Azevedo, 521

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s