Tipos de banheiro x tipos de cuba: como dar match!
Veja vantagens e desvantagens das cubas de apoio, esculpida, de semi encaixe, embutida e sobreposta.
A cuba do banheiro é uma das escolhas mais importantes na montagem dos ambientes, podendo definir a praticidade desse ambiente no dia a dia. Existem muitas questões que devem ser consideradas para escolher a cuba, desde o tamanho do espaço até a ergonomia e a presença de crianças na casa.
Em banheiros pequenos, cubas compactas ou modelos que otimizem o espaço são preferência, enquanto em ambientes maiores, há a possibilidade de se explorar cubas mais amplas e até mesmo duplas. Dentre as principais opções de cubas estão: a de apoio, esculpida, de semi encaixe, embutida e sobreposta.
“A escolha da altura da bancada também deve levar em conta o tipo de cuba: cubas de apoio, por exemplo, são instaladas sobre a bancada e demandam uma altura menor na base, ao passo que cubas esculpidas seguem o padrão de 90 a 92 cm do piso, uma vez que são embutidas no tampo”, explica Valene Fonseca, diretora da F3 Bancadas Sustentáveis e design de interiores.
No que se refere ao material da cuba, existem diversas opções, cada qual com suas características de resistência, durabilidade e manutenção. Além disso, considerações como a frequência de uso, a presença de crianças ou idosos no uso do espaço, e a facilidade de limpeza são aspectos a serem ponderados.
Outro fator a ser considerado é a utilização da cuba por pessoas portadoras de necessidades especiais, afinal, para esse tipo específico de banheiro, a cuba precisa ser acabada com altura de 80 a 82 cm. A design de interiores lista abaixo os cinco principais tipos de cubas e suas vantagens:
Cuba esculpida
Um modelo feito sob medida, geralmente esculpido no próprio material da bancada, como porcelanato ou lâmina ultracompacta. A estética é clean e minimalista, sendo ideal para banheiros luxuosos ou com design diferenciado.
Cuba de embutir
Ideal para quem prefere um visual clean e moderno. O modelo é embutido dentro da bancada, porém isso pode dificultar a limpeza, visto que existe a pingadeira e a cola (material usado para aderência da cuba no tampo). Indicada para quem deseja otimizar o espaço.
Cuba de sobrepor
Instalada parcialmente sobre a bancada, é uma opção que mistura modernidade e praticidade. Funciona bem em banheiros de tamanho médio, já que ocupa mais espaço que a de embutir, e não tem problema com a higiene, pois as bordas ficam para cima do tampo, sendo possível enxergar qualquer tipo de sujeira e limpar imediatamente.
Cuba de apoio
Fica totalmente apoiada sobre a bancada e é conhecida pelo seu design marcante. É indicada para quem busca um elemento decorativo no banheiro e tem um espaço maior à disposição.
Valene reforça também que a cuba de apoio pode ser menos prática em casas com crianças pequenas, já que fica em cima da bancada e, dependendo da altura da instalação, pode ser difícil para elas alcançarem a torneira ou usarem a cuba com facilidade.
Cuba de semi encaixe
Perfeita para banheiros pequenos, já que parte da cuba fica para fora da bancada, liberando mais espaço útil. É uma solução prática para quem precisa de uma cuba maior, mas tem uma bancada pequena.
“Para casas com crianças, a cuba de semi-encaixe pode ser uma boa escolha, pois oferece mais praticidade e segurança. Como parte da cuba fica projetada para fora da bancada, a altura geralmente é mais acessível para os pequenos. Porém é importante lembrar que é possível projetar um banho que seja próprio da criança e ajustar a altura da instalação de cada bancada a fim de que seja prática e ideal para ela”, comenta ela.